Letícia Birkheuer se manifesta sobre disputa judicial pela guarda do filho

    A atriz Letícia Birkheuer, de 47 anos, utilizou suas redes sociais para se defender após um vídeo do ex-marido, Alexandre Furmanovich, e do filho, João Guilherme, de 14 anos, onde criticam a forma como Letícia lida com a situação de guarda. No vídeo, João relata ter passado por uma situação de estresse em casa, mencionando que foi “enforcado” por um enfermeiro contratado pela mãe e que chegou a fugir de casa.

    Letícia refutou essas afirmações, dizendo que seu filho estava “completamente alienado” ao gravar o vídeo ao lado do pai. Segundo ela, a contratação do enfermeiro foi apoiada por um laudo médico e necessária devido ao comportamento do jovem. “Assim que chegou em casa, ele fugiu para a rua, e o enfermeiro precisou contê-lo para evitar um acidente”, explicou.

    A atriz detalhou que a ação de contenção não foi violenta e afirmou que, após a intervenção, foram todos à delegacia. Na delegacia, o delegado sugeriu que João retornasse para passar o fim de semana com a mãe. Letícia afirmou que acredita que a fuga foi parte de um plano do ex-marido, já que havia um entendimento prévio entre pai e filho para que João fosse pego em um local fora de casa. Ela revelou que tem uma medida protetiva contra Furmanovich devido a um caso de agressão no passado.

    Letícia continuou a falar sobre o impacto emocional dessa situação. Ela descreveu um momento em que João estava bem e feliz em sua companhia, lembrando o quanto sofreu ao ver as mudanças no comportamento do filho desde que ele começou a passar mais tempo com o pai. “Ele começou a apresentar um comportamento agressivo e se afastou de mim”, disse Letícia, ressaltando que as visitas de João ao Rio de Janeiro se tornaram raras.

    A disputa judicial entre Letícia e Alexandre se arrasta há mais de quatro anos. A atriz explicou que decidiu buscar a Justiça após um acidente grave que João sofreu com o pai, em que Furmanovich não mencionou a presença do filho no boletim de ocorrência. Desde então, Letícia tem percebido uma influência negativa na vida do garoto, que, segundo ela, está sendo desestimulado a praticar esportes e a manter um bom desempenho escolar.

    Letícia revelou que havia um acordo para que João passasse um período com o pai e que, após 10 meses, um estudo social seria realizado. No entanto, esse estudo ainda não aconteceu, e Letícia acredita que a alienação parental está cada vez mais presente na relação entre pai e filho.

    A atriz fez um apelo emocional, dizendo que luta por seu direito de ver o filho e que é uma mãe dedicada. “Minha luta na Justiça é pela convivência com meu filho. É doloroso saber que, apesar de ter decisões favoráveis, o pai continua a descumprir”, lamentou. Letícia finalizou expressando a tristeza por não passar mais um Natal com seu filho, evidenciando a dor que sente nesse processo.

    O desabafo de Letícia conclui com um chamado para que a verdade seja ouvida, ressaltando a dificuldade enfrentada por muitas mães em situações semelhantes.

    Share.