7 lugares turísticas mais visitados em Cancún Mexico

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Em uma ilha em forma de L, com 21 quilômetros de comprimento e 400 metros de largura, na costa norte de Yucatán, fica Cancún, um resort de luxo construído para esse fim com uma excelente infraestrutura turística. Este grande centro de férias foi construído do nada em pouco mais de uma década e agora é um dos destinos mais visitados em todo o México, atraindo mais de quatro milhões de turistas anualmente. Coisas divertidas para fazer, inúmeras praias gloriosas de areia branca para relaxar, grandes recifes de coral impressionantes para explorar e um clima quase perfeito.

A principal área turística está ligada por uma ponte ao continente onde se ergue a moderna cidade de Cancún, um centro vibrante com uma série de atrações interessantes que valem a pena visitar – supondo, é claro, que você possa se arrastar para longe das praias. E se você só puder sair para um único passeio ou excursão organizada, certifique-se de ir a um dos locais históricos mais bem preservados espalhados pela ilha. A maioria deles fica a uma curta viagem de ônibus de turismo e oferece muitas oportunidades de passeios turísticos ao longo do caminho. Para ajudar a garantir que você obtenha o melhor de seu tempo neste paraíso tropical, consulte com frequência esta lista das principais atrações turísticas de Cancún.

1. Belas Praias de Cancún

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

A maioria dos melhores resorts de Cancún é construída com acesso direto às praias, conhecidas localmente como “playas”. Você desfrutará de vistas deslumbrantes sobre as águas cristalinas e cristalinas que tornam este destino tão popular entre os turistas que buscam férias memoráveis ​​no México. Cancún, na verdade, consiste em uma série de longos trechos de praia e, embora os visitantes regulares possam ter suas preferências, é certamente difícil errar – todos eles são bons e têm algo excelente a oferecer.

Entre as praias mais populares estão de las Perlas, Juventud, Linda, Langosta, Tortugas, Caracol e Chac-mool, algumas delas ao longo do Boulevard Cancún e do Paseo Kukulkán desde os limites da cidade (destas, Tortugas, Caracol e Chac-mool tendem a ser os mais ocupados). Também de interesse é o Paseo Kukulkán de sete quilômetros e meio de comprimento, ao lado do qual está um campo de golfe público de 18 buracos conhecido como Pok-ta-Pok.

2. Explorando as ruínas mayas de Chichén Itzá

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Poucos visitantes vão querer perder a chance de passar pelo menos um pouco de seu tempo de férias passeando por uma ou mais das maiores ruínas maias ao alcance de Cancún. Um dos passeios de um dia mais populares é a Chichén Itzá, três horas a oeste das praias e um dos maiores e mais bem restaurados sítios arqueológicos do México. Povoado pelos maias há mais de 1.000 anos, este Patrimônio Mundial da UNESCO inclui muitas estátuas famosas de Chac-mool, juntamente com edifícios importantes, como o El Castillo de 30 metros de altura, uma das pirâmides mais famosas do país.

Se você é madrugador, talvez queira participar de um passeio de acesso antecipado a Chichen Itza acompanhado por um arqueólogo particular. E queremos dizer cedo. Os embarques no hotel estão marcados para às 5h, mas valem a pena pela chance de explorar as famosas ruínas horas antes de o local ser aberto para outros turistas, enquanto suas muitas perguntas são respondidas por um historiador profissional. Essas divertidas excursões de um dia incluem áreas do local que normalmente não são abertas ao público, um bando de fatos fascinantes, uma lancheira e transporte de ida e volta. 

3. Ruínas de El Rey Maya

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Se você tiver espaço em seu itinerário pelo México para outro sítio arqueológico interessante, a poucos minutos de distância de Punta Nizuc, no final de Cancún, estão várias ruínas maias interessantes conhecidas como El Rey. Nomeado após uma máscara encontrada aqui que se acredita ser dedicada ao deus do sol, as ruínas de El Rey (Las Ruinas del Rey) incluem os restos de cerca de 47 edifícios, juntamente com numerosos túmulos construídos pelos mayas de 900 DC em diante.

De particular interesse são as duas plataformas principais com seus templos, outrora parte do mercado, que também serviam como importantes áreas cerimoniais. Vale a pena visitar, e muitos resorts oferecem passeios baratos para o local, que também é famoso pelas grandes colônias de iguanas que vivem aqui.

4. O Museu Subaquático de Cancún

Um dos pontos de interesse mais incomuns desta cidade turística é o Museu Subaquático de Cancún (MUSA). Fundada em 2009 após os danos causados ​​pela tempestade no Parque Nacional Marinho de Cancún, esta atração baseada no fundo do mar é dedicada à “arte da conservação” e é uma delícia para os mergulhadores explorarem. O núcleo desta coleção de arte única são as mais de 500 esculturas espalhadas por duas galerias subaquáticas (algumas estão localizadas em um shopping próximo) submersas em profundidades de três a seis metros e englobando figuras humanas em uma variedade de poses (há até mesmo um carro de concreto).

Reunidas por seis artistas do México e da Grã-Bretanha, as esculturas acabaram por formar a base para novos recifes de coral. Uma variedade de áreas de mergulho com snorkel e mergulho guiadas disponíveis. Se mergulhar não é o seu lugar, esta coleção notável pode ser vista do conforto de um dos muitos barcos de turismo com fundo de vidro que navegam nas águas.

5. Aventuras de animais

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Um bom lugar para ter uma visão de perto da rica vida marinha da região é o Aquário Interativo de Cancún. Depois de colocar nadadeiras e um snorkel, você está livre para nadar pelos recintos da instalação cercados por várias espécies, de arraias a cavalos-marinhos e peixes-palhaço. O verdadeiro destaque, no entanto, é a experiência da atração “nadar com golfinhos”, um programa emocionante que permite que você se aproxime e se sinta pessoalmente com essas criaturas marinhas gentis. Programas semelhantes também são oferecidos em outros locais próximos, incluindo Dolphin Discovery e Dolphinaris Cancún.

6. Isla Mujeres

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Outro destino estreitamente associado a Cancún é a adorável Isla Mujeres (a Ilha das Mulheres). Localizada a cerca de 13 quilômetros do continente e a apenas um curto passeio de hidrofólio do píer no centro de convenções (Centro de Cancún), esta ilha longa e estreita – tem apenas sete quilômetros de comprimento e 650 metros de largura – é particularmente popular entre os surfistas de ondas maiores experiente em sua costa leste, enquanto os mergulhadores amam a abundante vida marinha em torno dos numerosos recifes de coral do Parque Natural Reef Garrafon.

Também é popular entre os banhistas que gostam de um ritmo menos agitado; o tráfego na ilha é limitado a táxis e ônibus, todos em número muito menor do que carrinhos de golfe e scooters. Isla Mujeres também é um destino popular para passeios de um dia para quem está hospedado em outras partes da Riviera Maia, graças aos seus muitos restaurantes finos que oferecem excelentes vistas sobre a água até Cancún.

Também popular para explorar é a Ilha Contoy (Isla Contoy). Localizada a cerca de 30 quilômetros ao norte de Isla Mujeres, esta pequena ilha agora é um parque nacional devido à sua importante flora e fauna. Uma variedade de fornecedores oferece passeios e aventuras ecológicas divertidas.

7. Explore Tulum

lugares-turisticas-em-cancun-mexico

Tulum, a apenas 90 minutos ao sul, é a melhor opção para quem tem falta de tempo. Famosa por sua localização no topo de um penhasco e por ser a única cidade costeira maia fortificada conhecida, Tulum contém muitas outras estruturas exclusivas, além de suas paredes altas e largas, mais notavelmente seu Templo dos Frescos, com suas esculturas e relevos representando figuras sentadas com elaboradas cocares. O maior edifício do local, o Castillo, também é o mais famoso, empoleirado na falésia com vista para o mar.

Uma maneira divertida de ver as melhores partes desta atração – junto com outros pontos de interesse próximos – é por meio de uma excursão combinada Discovery 3 em 1 que inclui as ruínas, cenotes e cavernas de Tulum, além de mergulho com snorkel nos recifes. Também está incluso nesta aventura de um dia inteiro uma caminhada informativa na selva, com transporte, um guia bilíngue, todo o equipamento, além de um almoço tradicional mexicano.