O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu os imigrantes brasileiros em Portugal durante declaração conjunta com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, nesta terça-feira, 21. O encontro ocorre em meio a tensões após a aprovação de leis em Portugal que tornam mais rigorosas a imigração e a obtenção de cidadania.
Lula afirmou que “Brasileiros que estão em Portugal são trabalhadores e orgulham portugueses”. O presidente está em visita ao país europeu.
Em sua fala, Montenegro também defendeu os imigrantes brasileiros. Ele relatou que ocorreram apenas alguns “focos de perturbação naturais”.
Lula ainda fez uma piada, dizendo que alguns brasileiros que foram para Portugal não gostam de seu governo, mas que ele os defende mesmo assim.
Acordo Mercosul-União Europeia
Durante o encontro, o presidente brasileiro defendeu a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Ele ressaltou o apoio de Portugal para a concretização do acordo.
“Queremos que Portugal seja um parceiro comercial do Brasil e não só entrada para a União Europeia”, declarou Lula.
Ele salientou que o acordo abriria um mercado de US$ 22 bilhões. O presidente também criticou o Parlamento Europeu por mover recursos para impedir a entrada em vigor do acordo.
Lula argumentou que as agriculturas do Brasil e da UE não são competitivas, mas complementares. A afirmação foi uma referência a países europeus, principalmente a França, cujos agricultores criticam o acordo pela alta competitividade do agronegócio brasileiro.
OMC e disputas comerciais
Tratando do comércio global, Lula defendeu a recuperação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele criticou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por não dar continuidade à assinatura de acordos quando assumiu o cargo.
“Quem na década de 80 defendia livre comércio se tornou protecionista”, disse o presidente. Ele também citou a China como exemplo de ganho de competitividade.
Lula reforçou que o Brasil não aceita uma guerra fria comercial na qual seria obrigado a optar pelo comércio com os EUA ou com a China.
Defesa da CPLP
O presidente também reforçou que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve ser defendida e fortalecida, um ponto que já havia sido citado por Montenegro.
“Se não defendermos e valorizarmos a língua portuguesa ninguém vai. É algo que deve vir de nós”, afirmou Lula.
Menções à Copa do Mundo
Ao final, Lula brincou com o primeiro-ministro sobre um possível confronto entre Brasil e Portugal na final da Copa do Mundo de 2026. Ele disse que, caso isso ocorra, os líderes assistiriam ao jogo nos Estados Unidos, ao lado do presidente norte-americano Donald Trump.
Mais cedo, Lula havia falado com ironia sobre Trump, ao tratar das guerras que o ex-presidente dos EUA diz ter encerrado.
No início de sua fala, Lula também fez referências esportivas. Ele comparou o confronto entre Pelé e o jogador português Eusébio na Copa de 1966 com um possível jogo entre Vinícius Júnior e Cristiano Ronaldo em 2024.

