Ministério da Saúde Forma 109 Mil Agentes de Saúde para Melhorar Atendimento em Municípios

    O Ministério da Saúde concluiu a formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) nesta segunda-feira, 29 de agosto. Esses profissionais estão distribuídos em 5,2 mil municípios, abrangendo todas as 27 unidades federativas do país.

    O programa, chamado “Mais Saúde com Agente”, tem como objetivo fortalecer a atuação desses agentes na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. A ideia é oferecer um atendimento mais humanizado e próximo das comunidades. Segundo o ministério, esse é o maior programa de formação técnica na área da saúde do país.

    Dentre os 109 mil agentes formados, 81 mil são Agentes Comunitários de Saúde. Eles têm a responsabilidade de cuidar da atenção primária à saúde das famílias nas comunidades. Já os 28 mil Agentes de Combate às Endemias se dedicam à prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya. Esses agentes fazem visitas a residências e terrenos para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

    O programa envolveu mais de 12 mil profissionais, que atuaram como tutores, preceptores e assistentes em diversas regiões. A formação foi semipresencial, totalizando mais de 1,2 mil horas de curso ao longo de dez meses. Nesta segunda edição, novas disciplinas foram incluídas, abordando temas como equidade e o combate às desigualdades, visando melhorar o acolhimento à população.

    A iniciativa é realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e outras Escolas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Share.