Durante o mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Governo de São Paulo reforça a importância da mamografia, um exame essencial para a detecção precoce da doença. O diagnóstico antecipado aumenta as chances de sucesso no tratamento, tornando os procedimentos menos invasivos e melhorando as possibilidades de cura.
Para mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama, é recomendado procurar orientação médica para definir um cronograma de exames. Normalmente, mulheres nessas condições devem iniciar a realização da mamografia antes dos 40 anos, com exames anuais.
O programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, orienta que mulheres entre 35 e 49 anos e aquelas com mais de 70 anos façam a mamografia com pedido médico. Essa iniciativa visa aumentar o acesso ao exame e enfatiza a importância do diagnóstico precoce.
Em geral, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame a cada dois anos. É fundamental estar atenta a sinais como dor, inchaço, caroços ou alterações no mamilo. Caso perceba qualquer mudança, a recomendação é consultar um mastologista.
Existem quatro maneiras de agendar ou acessar a mamografia gratuita em São Paulo:
### 1 – Poupatempo
As mulheres podem agendar mamografias diretamente pelo aplicativo do Poupatempo. Após acessar o serviço “Saúde”, basta escolher a opção “Saúde da Mulher” e clicar em “Agendar Mamografia no Programa Mulheres de Peito”. O aplicativo também oferece a possibilidade de verificar o itinerário das Carretas da Mamografia, onde as usuárias podem encontrar a localização mais próxima.
### 2 – Agendamento por telefone
O agendamento pode ser feito também pelo telefone 0800 779 0000, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, excluindo feriados. As consultas são organizadas pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Cross).
### 3 – Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Para agendar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as interessadas devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Após uma consulta, se o exame for indicado, o profissional de saúde fará o encaminhamento para agendar a mamografia em uma unidade da rede pública.
### 4 – Carretas da Mamografia
As Carretas da Mamografia atendem mulheres sem necessidade de agendamento e de forma gratuita. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com até 50 senhas disponíveis por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com 25 atendimentos. Em caso de alterações detectadas no exame, as pacientes são encaminhadas para serviços de referência do SUS para exames complementares ou tratamento.
Para mais detalhes sobre o itinerário das carretas, as interessadas podem acessar o aplicativo Poupatempo, disponível para Android e iOS.