Morocco e Mali se enfrentam em seu segundo jogo do Grupo A da Copa das Nações Africanas, que acontece em Rabat, no Estádio Prince Moulay Abdellah, no dia 26 de dezembro, às 21h, horário local. Este será o segundo encontro entre as duas seleções na história do torneio, após o duelo nas semifinais da edição de 2004, onde Marrocos venceu por 4 a 0, com dois gols de Youssef Mokhtari, além de Youssef Hadji e Nabil Baha também marcarem. Esse jogo permanece como uma das maiores vitórias de Marrocos na competição e, ao mesmo tempo, uma das derrotas mais pesadas da Mali.

    No histórico geral, as duas seleções já se enfrentaram 20 vezes. Marrocos saiu vitorioso em nove jogos, enquanto a Mali venceu seis, com cinco empates. A maior vitória de Marrocos sobre a Mali foi em um jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, quando venceu por 6 a 0.

    Nos últimos jogos, Marrocos se mantém em uma boa fase contra a Mali, não perdendo nos três encontros mais recentes (duas vitórias e um empate) e não sofreu gols nessas partidas. O último triunfo da Mali sobre Marrocos foi em um amistoso em 2006.

    Marrocos iniciou sua campanha nesta edição com uma vitória de 2 a 0 sobre os Comoros. Essa vitória marca a quarta vez consecutiva que a equipe começa o torneio com uma vitória. O técnico Walid Regragui, que jogou na semifinal de 2004, agora tenta garantir mais uma classificação para as fases seguintes do torneio.

    Historicamente, Marrocos já se destacou na fase de grupos. Nos últimos anos, mantém uma sequência de bons resultados, não perdendo na segunda partida de fase de grupos nas últimas cinco edições do torneio. A última derrota nessa fase foi em 2012, contra o Gabão. Caso vença a Mali, Marrocos garantirá sua classificação para as oitavas de final pela quinta vez consecutiva.

    Por outro lado, a Mali empatou seu jogo inicial contra a Zâmbia em 1 a 1, mesmo após ter saído na frente. O gol foi do atacante Lassine Sinayoko, que já possui quatro gols em Copas das Nações Africanas. Historicamente, a Mali não perde em sua partida de abertura da competição, embora tenha feito um empate pela primeira vez desde 2017.

    A equipe se apresenta com dificuldades em seu segundo jogo em edições anteriores do torneio, tendo vencido apenas uma vez nos últimos treze encontros nessa fase. Contudo, a Mali mantém uma invencibilidade em seu histórico de grupos, não perdendo em suas últimas 11 partidas, com cinco vitórias e seis empates.

    Os dois times buscam não apenas a vitória, mas também a chance de avançar para as próximas fases do torneio, tornando o embate entre eles um dos mais aguardados entre os fãs do futebol africano.

    Share.