A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina no país. Os resultados mostram que a maioria, um total de 243 cursos, obteve notas que garantiram a proficiência de pelo menos 60% dos alunos que concluíram a formação. Por outro lado, 107 cursos tiveram um desempenho abaixo dessa média e um curso não foi avaliado devido ao baixo número de concluintes.
Na Paraíba, as universidades públicas se destacaram com as melhores avaliações. Os resultados são os seguintes:
– Universidade Federal da Paraíba (UFPB): nota 4
– Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campina Grande: nota 4
– Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Cajazeiras: nota 4
– Universidade de Transformação e Capacitação de Paraíba (UNIFIP): nota 3
– Faculdade Santa Maria: nota 3
– Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene): nota 2
– Afya Paraíba: nota 2
– Universidade de Pernambuco (Unipê): nota 2
– Universidade de Ciências da Saúde e EAD (Unifacisa): nota 2
Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação em uma coletiva de imprensa que contou com a presença do Ministério da Saúde.
O ministro Camilo Santana informou que os cursos com desempenho médio abaixo de 60% estão sujeitos a um Processo Administrativo de Supervisão. Esse processo poderá incluir medidas como a proibição de aumento de vagas, redução na oferta de vagas, suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e até a proibição de novos alunos.
De um total de 304 cursos de medicina regulados pelo governo federal, 99 apresentaram resultados considerados insatisfatórios, ou seja, nas faixas 1 e 2. Isso significa que instituições como Unifacisa, Afya Paraíba, Famene e Unipê estão entre as que poderão sofrer essas sanções.
