Nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, o Ministério da Saúde realizou a formatura de uma nova turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do programa Mais Saúde com Agente na cidade de Arapiraca, em Alagoas. Ao todo, 2.156 ACS e 642 ACE receberam seus diplomas, marcando um importante avanço na qualificação das equipes que atuam na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde no estado.

    O programa Mais Saúde com Agente tem como objetivo oferecer uma formação técnica aos ACS e ACE de todo o país, através de cursos específicos: o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. As aulas foram realizadas em formato híbrido, com 40% da carga horária em Ensino a Distância (EaD) e 60% em atividades práticas nas comunidades onde os agentes atuam. Para garantir a qualidade do aprendizado, o programa contou com tutores que mediaram discussões e guiaram as aulas virtuais, além de preceptores, que são profissionais das redes municipais, que acompanharam de perto o trabalho dos agentes.

    Essa nova estrutura de formação promoveu uma integração importante entre ACS e ACE, fortalecendo a colaboração entre eles e estimulando a troca de ideias e práticas que ampliaram a visão crítica e a capacidade de atuação dos profissionais. O impacto positivo desse programa pode ser visto na melhora do atendimento à população e no fortalecimento das redes locais de saúde. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, ressaltou a relevância do programa para a educação em saúde, destacando que, no país, 80% da formação técnica é oferecida por instituições privadas. Ele destacou que o Ministério da Saúde assumiu a responsabilidade de oferecer essa formação, garantindo mais equidade e valorização para os agentes de saúde.

    Além dos avanços técnicos, o programa impacta também no aspecto social. A maioria dos agentes são mulheres e pessoas negras, grupos que historicamente enfrentam mais dificuldades para acessar cursos de formação. Ao democratizar o acesso a uma formação técnica de qualidade, o Mais Saúde com Agente se configura como uma política de equidade, abrindo oportunidades e valorizando aqueles que atuam no cuidado comunitário.

    Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (CONACS), destacou a importância desse momento de celebração. Ela falou sobre a responsabilidade que os agentes têm e como, apesar dos desafios pessoais que enfrentam, continuam firmes em seu trabalho, acreditando na transformação que proporcionam. Para ela, os agentes não são apenas profissionais da saúde, mas também agentes sociais que atuam em diversas frentes, incluindo saúde, educação, assistência e meio ambiente.

    A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde também anunciou a realização da Mostra Nacional do Programa Mais Saúde com Agente, que acontecerá nos dias 18 e 19 de março de 2026, em Brasília. Serão selecionados 200 trabalhos de todo o país para apresentação no evento. Cada proposta poderá ter até dois autores principais, e os 400 agentes selecionados terão todas as despesas cobertas. Durante a Mostra, dois trabalhos por região serão premiados e suas histórias serão registradas em um webdocumentário, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

    Share.