O Ministério da Saúde divulgou, na última segunda-feira (19), uma nova iniciativa voltada para a saúde das crianças indígenas. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) apresentou o primeiro módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância. Este projeto tem como objetivo organizar e reunir informações sobre a saúde dessa população, partindo da premissa de que o cuidado adequado na infância pode prevenir complicações futuras.

    A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Putira Sacuena, explicou que a iniciativa busca identificar precocemente doenças e problemas recorrentes na infância. Essa abordagem abrangerá os 34 distritos de saúde indígena em todo o país. Entre as práticas inclusas no monitoramento estão a triagem neonatal, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e a identificação de sinais de risco para o transtorno do espectro autista. Além disso, serão verificadas situações de vulnerabilidade que possam indicar casos de violência.

    Para assegurar que as informações sejam devidamente coletadas, a Sesai estabeleceu campos obrigatórios a serem preenchidos. Isso inclui dados sobre exames essenciais realizados após o nascimento, como o teste do coraçãozinho, do ouvidinho e do pezinho. O objetivo é compor um histórico de saúde abrangente para cada criança, que será útil para o seu acompanhamento médico ao longo da vida.

    Essa nova estratégia é um passo importante para garantir que as crianças indígenas recebam a atenção necessária desde os primeiros dias de vida, contribuindo para seu bem-estar e desenvolvimento saudável.

    Share.