Em março de 2025, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou a Lei nº 23.287/2025, que traz benefícios para cerca de 260 mil proprietários de veículos que foram fabricados entre 2012 e 2020. Essa nova legislação se soma a já existente isenção para carros fabricados antes de 2012, que são isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) após 15 anos de uso.
A lei também abrange motocicletas, além de manter isenções para veículos que servem ao transporte escolar, táxis, mototáxis e veículos adaptados para pessoas com deficiência. Porém, é importante lembrar que, mesmo com as isenções, todos os proprietários ainda precisam arcar com a taxa de licenciamento e eventuais débitos, como multas de trânsito, para conseguir emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Descontos e Benefícios
Para as motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas com até 125 cilindradas e que tenham menos de seis anos de uso, há um desconto de 50% na base de cálculo do IPVA. Para ter direito a esse desconto, o motorista deve não ter cometido infrações de trânsito, estar com o licenciamento regularizado e não constar no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).
Os cidadãos que se inscreveram no Programa Nota Fiscal Goiana também podem obter descontos que variam de 5% a 10% no IPVA dos veículos registrados em seu nome, desde que cumpram os requisitos do programa. Além disso, de acordo com o calendário de vencimentos de 2026, quem optar por pagar o IPVA em parcela única até 15 de janeiro de 2026 poderá receber um desconto adicional de 8% sobre o valor total do imposto.
Para esclarecer dúvidas sobre o IPVA, os proprietários têm à disposição a seção de perguntas e respostas no site da Secretaria da Economia de Goiás. Outra opção de atendimento é a assistente virtual de IPVA, chamada Alice, disponível pelo WhatsApp no número (62) 99427-9777.
