A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre anunciou que uma nova gestão para os postos de saúde das zonas Norte e Leste deve ser definida até maio deste ano. Isso acontece após a rescisão do contrato com a Santa Casa de Porto Alegre e a Rede de Saúde Divina Providência, divulgada nesta quinta-feira (15).
O secretário de Saúde, Fernando Ritter, declarou que a Santa Casa decidiu encerrar o contrato para a operação de 29 unidades de saúde na Zona Norte, enquanto a Rede de Saúde Divina Providência, que gerenciava 38 unidades, também optou por não renovar seu vínculo com a prefeitura.
Ambas as instituições apresentaram propostas financeiras que excedem a capacidade orçamentária da prefeitura. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde irá abrir um novo edital para que outras empresas possam assumir a gestão dos postos de saúde.
Durante o período de transição até a escolha da nova administração, a Santa Casa e a Rede Divina Providência continuarão a prestar atendimento. O secretário Ritter assegurou que não haverá troca de profissionais, como médicos e enfermeiros, com essa mudança na gestão. “Quero tranquilizar a todos sobre a manutenção dos postos de trabalho, serviços e unidades de saúde. O que mudará é apenas quem está responsável pela operação”, disse.
A Rede de Saúde Divina Providência justificou sua decisão em nota, destacando que a rescisão foi motivada por um desequilíbrio financeiro no contrato, visando à preservação da sustentabilidade da instituição. A entidade reafirmou que os atendimentos continuarão normalmente durante a transição.
Por sua vez, a Santa Casa informou que a resolução foi baseada em uma análise técnica que identificou desafios no equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A entidade também assegurou que continuará responsável pelos serviços e que o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) se manterá sem interrupções.
Em comunicado, a Santa Casa detalhou que, após cinco anos de parceria na gestão das UBS da Zona Norte, está conduzindo este encerramento de maneira colaborativa com o município, focada na preservação da assistência à população.
A Rede de Saúde Divina Providência também expressou seu compromisso com a saúde pública e a qualidade do atendimento prestado, garantindo que a transição será cuidadosa para não prejudicar os usuários do sistema.
Unidades de Saúde Administradas pela Santa Casa:
- Asa Branca
- Assis Brasil
- Consultório de Rua
- Direto Pestana
- Domenico Feoli
- Entre outras.
Unidades de Saúde Administradas pela Rede Divina Providência:
- Clínica da Família Campo da Tuca
- US Ceres
- US Vila Jardim
- US Jardim Carvalho
- Entre outras.
A reestruturação busca assegurar a continuidade dos serviços de saúde na cidade, com a expectativa de que a nova gestão melhore a qualidade do atendimento oferecido à população.
