A Prefeitura de Petrolina está avançando com as obras de reforma e ampliação do Museu do Sertão, uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE). O projeto visa modernizar a estrutura do museu, preservando ao mesmo tempo a sua identidade histórica e a memória da cidade. Além disso, busca tornar o espaço mais acessível para as futuras gerações.
Atualmente, cerca de 35% da obra já foi concluída. As fundações foram finalizadas, as paredes internas estão levantadas e a nova estrutura metálica do telhado já foi instalada. A equipe de trabalho foca agora na colocação da cobertura e na finalização das estruturas de concreto, além de iniciar a construção da nova fachada.
As melhorias planejadas para o museu incluem a criação de salas para exibições audiovisuais, espaço destinado a um museólogo e novas exposições. Além disso, haverá um espaço ao ar livre, banheiros, ambientes climatizados, iluminação em LED e um jardim sertanejo. Durante a realização das obras, o Museu do Sertão está funcionando provisoriamente em um espaço na Rua Dr. Pacífico da Luz, 268, no Centro de Petrolina.
Essas mudanças visam não apenas a valorização do patrimônio cultural da região, mas também o conforto e a comodidade dos visitantes, que poderão aproveitar um ambiente mais atrativo e bem estruturado.
