Exposição “Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem” é inaugurada em Florianópolis
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) inaugura a exposição “Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem” nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, às 16h. A mostra reunirá obras de 15 artistas latino-americanos e estará aberta ao público até 12 de dezembro de 2025.
Com curadoria de Gabriel Bicho, a exposição é parte do projeto Muluca, que surgiu em Porto Velho (RO) em 2024. O projeto foi desenvolvido em resposta à seca histórica que atingiu a Amazônia em 2023, um evento que afetou a fauna, a flora e a vida das populações que dependem dos rios da região.
As obras na exposição incluem textos, colagens, fotografias e ilustrações digitais. Algumas já foram expostas em espaços públicos nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO) e Pacatuba (CE), utilizando o formato lambe-lambe. O intuito é provocar reflexões sobre a relação das comunidades com os rios e a importância de preservá-los.
O curador Bicho destaca que os rios amazônicos estão interligados a outros corpos d’água, formando uma grande rede que se estende por todo o país. Essa ligação entre os rios é essencial para entender as questões ligadas à água e à natureza.
No MArquE, a exposição representa a primeira vez que o projeto se insere em um museu universitário. O espaço foi cedido pelo museu e a Sala Verde/UFSC colaborou com os recursos necessários para a realização da mostra. Participam da coletiva artistas de diversas regiões do Brasil, além de um representante do México, incluindo grandes nomes como Ana Sabiá (SC), João Ferré (GO), Soph Divina (SP) e Clara Nogueira (AM).
O MArquE, com mais de 60 anos de história, é conhecido por seus acervos dedicados à etnografia, arqueologia e cultura popular, além de se integrar a projetos de extensão, pesquisa e ensino.
Serviço:
- Exposição: “Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem”
- Período: 24 de setembro a 12 de dezembro de 2025
- Horário: Terças a sextas, das 7h às 19h (entrada até 18h30)
- Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Rua Engenheiro Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, s/n, Trindade, Florianópolis-SC
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
