A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis está promovendo ações especiais em celebração ao “Novembro Azul”, um mês dedicado à saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam homens no país.

    As atividades começam nesta quarta-feira, dia 5, com o aumento do horário de atendimento nas unidades básicas de saúde, que funcionarão das 17h às 20h. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos homens que, por conta da rotina diária, não conseguem buscar atendimento médico durante o dia.

    Durante o horário estendido, os homens poderão realizar consultas médicas e serão encaminhados para fazer o teste PSA, que é essencial para detectar alterações relacionadas ao câncer de próstata. O teste envolve apenas a coleta de amostras de sangue.

    O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, falou sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, ressaltando que muitos homens ainda enfrentam preconceitos que dificultam a realização dos exames preventivos. “Cuidar da saúde é uma responsabilidade que devemos ter conosco e com nossas famílias”, afirmou.

    Além das consultas, outras atividades estarão disponíveis, como atendimento de enfermagem, consultas odontológicas, aferição de pressão arterial, verificação de glicose e vacinação. A Secretaria de Saúde destacou que, apesar de algumas ações serem direcionadas ao público masculino, todos que buscarem serviços serão atendidos.

    A programação deste mês inclui ainda uma grande ação no dia 14 de novembro na Praça dos Carreiros, que irá oferecer serviços de saúde para toda a população. Esta data também coincide com o Dia Mundial do Diabetes, portanto, a ação terá um foco na conscientização sobre a prevenção dessa doença.

    No dia 25 de novembro, as unidades de coleta de Rondonópolis oferecerão um atendimento especial, com encaminhamentos para a realização do teste PSA em várias localidades, incluindo a Policlínica Itamaraty e o Laboratório Central.

    Por fim, no dia 29 de novembro, haverá mais um dia de horário estendido nas unidades básicas de saúde, que atenderão também no sábado.

    O câncer de próstata é uma preocupação significativa na saúde masculina. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados aproximadamente 71,7 mil novos casos da doença em 2025, consolidando-a como a mais comum entre homens. Além disso, a taxa de mortalidade é alarmante, com cerca de 17.587 falecimentos registrados em 2024, o que representa uma média de 48 mortes diárias e um aumento de 21% nos últimos dez anos.

    Os especialistas recomendam que a realização de exames preventivos comece aos 50 anos, mas homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar o rastreio aos 45 anos. Detectada precocemente, a taxa de cura é de até 95%, o que realça a importância do diagnóstico antecipado.

    Share.