No próximo final de semana, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Este ano, o Dia de Finados, que ocorre em 2 de novembro, cai em um domingo. Em função disso, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta com orientações para as dioceses em todo o país.
Tradicionalmente, a Solenidade de Todos os Santos é comemorada no dia 1º de novembro e transferida para o domingo seguinte. Porém, neste ano, a solenidade será celebrada no sábado, dia 1º, seguindo o calendário universal, com a Comemoração dos Fiéis Defuntos ocorrendo no domingo.
A Comissão da CNBB explica que, quando o Dia de Finados coincide com um domingo, a celebração da Solenidade de Todos os Santos acontece de forma integral no sábado. Isso inclui a realização das Primeiras Vésperas na noite anterior, iniciando assim as festividades.
Na carta enviada aos bispos, o presidente da Comissão para a Liturgia, dom Hernaldo Pinto Farias, apresenta orientações sobre a liturgia, conforme a 3ª edição do Missal Romano e o Diretório Litúrgico da CNBB. O objetivo é ajudar na prática litúrgica durante essas celebrações.
Ele especifica os formulários, as leituras, o prefácio e a fórmula da Bênção Solene para a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Além disso, destaca que não se deve cantar o Glória, nem é necessário proclamar a Profissão de Fé. A cor litúrgica recomendada para essa celebração no Brasil é o roxo.
Entre os tópicos discutidos, surgiram dúvidas entre os fiéis sobre como cumprir o preceito dominical, visto que a solenidade será celebrada no sábado e o domingo será dedicado aos Fiéis Defuntos. Frei Luís Felipe Marques, assessor do Setor Pastoral Litúrgica, esclareceu que os fiéis devem participar das celebrações no próximo final de semana e lembrou de uma afirmação do Papa Leão, feita em agosto, que ressalta a importância da Eucaristia e do crescimento na fé.
A Solenidade de Todos os Santos é uma celebração obrigatória para os fiéis. O cumprimento deste preceito pode acontecer ao longo de todo o sábado ou durante as Missas realizadas na noite de sexta-feira. É essencial ressaltar que, mesmo com a celebração no sábado, os fiéis também devem participar da Missa no domingo, a fim de cumprir o preceito dominical.
Participar das celebrações é visto como uma oportunidade de reforçar a fé e louvar a Deus pelos santos que já estão no paraíso, além de rezar pelos entes queridos que faleceram e aguardam a ressurreição. Assim, os fiéis são incentivados a aproveitar ao máximo esses momentos de espiritualidade e reflexão.


