Por que a pandemia aumentou os voos cancelados

pandemia-aumentou-voos-cancelados

Infelizmente, nos dias atuais, estamos passando por situações de crise econômica e de saúde no mundo todo. Como todos já sabem, no início de 2020, se iniciou a proliferação do novo Coronavírus, a Covid-19. Com a chegada da pandemia, o mundo parou. Bares, restaurantes e comércios fechados, a corrida ao supermercado pelo estoque de comidas, voos cancelados e a quarentena exigida pelos governadores à população. Foi (ainda está sendo) de assustar, não é mesmo? Entre estas consequências da chegada da pandemia anteriormente citadas, uma das que mais tiveram destaques nos jornais, foi o cancelamento dos voos. Com a ânsia de estar com as famílias, muitas pessoas entraram em momentos de desespero, pois perceberam que junto com as outras paralisações as companhias aéreas eram uma delas. 

Como a principal recomendação era “fique em casa”, muitas pessoas que estavam longe de seus lares passaram a perguntar: “porque então não posso ir para a casa?” “Se é para ficar em casa, porque não tenho o direito de voltar para meu país/cidade/estado?” “Como ficarei em um lugar, longe do meu trabalho e da minha família?”. Nos colocando no lugar dessas pessoas, conseguimos imaginar o desespero, não é mesmo? Por isso, elaboramos esse texto para que você entenda melhor o porquê do voo cancelado e  a complicação que a permanência da abertura dos aeroportos poderia causar para o combate ao Coronavírus. 

Motivos pelo qual o voo cancelado é necessário

Mesmo que não trabalhemos na área da saúde, somos informados regularmente a respeito do perigo em sermos contaminados ou transmitirmos a doença para o próximo, não é mesmo? Devido à gravidade do contágio, somos bombardeados de informações e dicas de como proteger a si mesmo e ao próximo. Sabemos que o Coronavírus está entre as pandemias que mais tiveram contaminados devido a sua facilidade de transmissão, logo podemos concluir que quanto mais aglomerações, maiores as chances do aumento do número de pessoas atingidas pela doença. Sendo assim, esse é o principal motivo do voo cancelado. Para uma cidade, país ou estado conseguir diminuir o número de contaminados, é preciso que as transições de pessoas de uma região para a outra diminua. Para entendermos melhor, vamos imaginar a seguinte situação. Uma pessoa está de férias e decidiu viajar para o Rio de Janeiro. Durante sua viagem, foi contaminado pelo Coronavírus assim como centenas de pessoas que estavam na cidade. Como a doença demora alguns dias para se manifestar, sem saber que está contaminada, a pessoa decide voltar para seu local de origem levando o vírus para sua cidade e também para todos que pegarem o mesmo avião. Agora imagine milhares de pessoas, no mundo todo, fazendo o mesmo e propagando ainda mais a doença. Não é uma boa ideia, não é mesmo?

O que fazer ao ter o voo cancelado?   

A principal indicação é: entre em contato com a companhia aérea responsável pelo  voo cancelado. Cada companhia tem suas normas e regras a respeito do cancelamento de voo, procure o contato da empresa para saber mais informações. É necessário que não se desespere! A indicação do contato do consumidor com a companhia, é exatamente para que o melhor caminho para a solução do problema seja escolhido, em equilíbrio, pois não é culpa do cliente o cancelamento do voo e nem da companhia, neste caso se trata de forças maiores. 

Quando o consumidor cancela um voo em cima da hora, muitas vezes é obrigado a pagar multa. No caso da pandemia, as companhias aéreas estão flexibilizando a legislação em defesa do consumidor. Por isso, nesse caso específico, muito provavelmente multas não serão aplicadas. 

Também é necessário informar que, o voo cancelado em consequência a pandemia, deve ser informado ao consumidor com antecedência. Caso isso não ocorra e o cliente apareça no aeroporto sem saber do cancelamento, pode exigir assistência material da companhia aérea. 

De modo geral, o voo cancelado causa desespero a toda população que se encontra em estado de fragilidade longe de suas família, porém devemos lembrar que quanto mais cedo e mais rigorosas as decisões forem sendo tomadas, mais rápido poderemos voltar a rotina com segurança e saúde. Espero que este texto tenha te ajudado a entender o porque os voos foram cancelados. Até a próxima, pessoal!