Marcelo Almeida Cunha Costa é Nomeado Novo Secretário-Executivo de Relações Institucionais da Presidência

    O diplomata paraibano Marcelo Almeida Cunha Costa foi nomeado como secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A decisão foi divulgada em uma portaria assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de dezembro.

    Antes de assumir esta nova função, Marcelo ocupava o cargo de chefe de gabinete da ministra Gleisi Hoffmann, que lidera a Secretaria de Relações Institucionais. Ele foi exonerado dessa função no mesmo dia em que foi nomeado para o novo posto em Brasília. Marcelo também fez parte da equipe que acompanhou a transição entre o governo anterior e a atual gestão do presidente Lula.

    Apesar de sua forte ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), algumas fontes afirmam que a escolha de Marcelo para este cargo foi baseada em sua competência técnica. Na Paraíba, a notícia de sua nomeação foi bem recebida por líderes do PT. A deputada estadual Cida Ramos elogiou a qualificação de Marcelo e afirmou que ele está preparado para assumir um dos principais cargos da Secretaria de Relações Institucionais.

    Marcelo Almeida Cunha Costa, de 44 anos, é diplomata de carreira e atualmente ocupa o cargo de conselheiro no Itamaraty. Além de sua trajetória no serviço diplomático, ele é formado em medicina e faz parte de uma família que administra uma clínica em João Pessoa, na Paraíba.

    A experiência de Marcelo no Itamaraty abrange diversas áreas e funções. Ele trabalhou em Brasília na Agência Brasileira de Cooperação e nos departamentos que tratam de assuntos da Ásia e da África entre 2009 e 2011. No exterior, atuou como delegado do Brasil na Missão Permanente junto às Nações Unidas em Nova York entre 2016 e 2018, além de ter representado o país na Delegação Permanente junto à Aladi e ao Mercosul em Montevidéu de 2019 a 2022. Também foi assessor para assuntos de saúde global da presidente da Assembleia Geral da ONU entre 2018 e 2019.

    Com essa nova nomeação, Marcelo Costa assume um papel importante na articulação política do governo federal, onde poderá aplicar sua vasta experiência e conhecimento em diplomacia.

    Share.