Nos capítulos finais da novela Dona de Mim, Leona, conhecida como Leo, interpretada por Clara Moneke, enfrenta um momento inesperado. Após a disputa judicial em torno da guarda de Sofia, a menina interpretada por Elis Cabral, Samuel, personagem de Juan Paiva, faz um pedido surpreendente a Leo.
A história de Samuel começa quando ele decide entrar na Justiça para lutar pela guarda de Sofia, que havia sido abandonada por sua mãe, Ellen. A decisão do juiz favorece Samuel, que agora tem a responsabilidade legal pela criança. Essa batalha judicial se intensifica após a morte de Vanderson, um dos personagens principais, levando Ellen a tentar retomar a guarda de sua filha.
Antes de tudo isso, Sofia foi oficialmente registrada por Abel, interpretado por Tony Ramos, que não era seu pai biológico. Essa situação gerou complicações, resultando na retirada do nome de Abel da certidão de nascimento após alegações de falsidade ideológica.
A disputa pela guarda de Sofia leva a uma série de decisões judiciais, que provocam reviravoltas. Inicialmente, a menina fica sob os cuidados de Leo, depois é entregue a Filipa, personagem de Cláudia Abreu, e por fim, fica com Samuel.
Durante esse processo, os relacionamentos dos principais personagens também mudam. Leo termina seu namoro com Marlon, e Samuel se despede de Vivian. Com todos os conflitos se resolvendo, Samuel faz um pedido de casamento a Leo. Surpreendentemente, ela aceita, o que leva à formação de uma nova família com Sofia.
Com esse desfecho, a novela mostra as complexidades das relações familiares e os desafios que surgem em busca de um lar para as crianças.
