Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, publicaram nas redes sociais, durante o último fim de semana, uma imagem modificada que mostra o presidente caminhando de costas em uma praia do Rio de Janeiro. Na montagem, Lula tem uma aparência física mais atlética do que a apresentada em fotos reais.
A imagem, que foi analisada por usuários na plataforma X, antes conhecida como Twitter, foi identificada como “editada por IA”, ou seja, feita com o uso de inteligência artificial. Esse fato foi confirmado por meio de interações da comunidade na plataforma, onde parlamentares e perfis oficiais do PT também divulgaram a imagem.
Na edição, Lula aparece vestindo uma sunga e com costas e braços mais definidos. Isso contrasta com os registros originais do presidente que foram feitos durante o final do ano. Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, passaram o Réveillon na Restinga da Marambaia, no litoral fluminense.
Entre as pessoas que compartilharam a imagem alterada está o deputado Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, que é o líder do PT na Câmara. Em um post na X, ele comentou: “O homem tá on, o tetra vem!”, fazendo alusão à possibilidade de Lula se candidatar a um quarto mandato presidencial.
Outros também se juntaram às publicações, como o vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff, sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, que também republicou a imagem editada. O perfil oficial do PT em São Paulo, por sua vez, compartilhou a montagem com a afirmação “Lula com 80 anos”.
