A Pirelli, fabricante responsável pelos pneus usados na Fórmula 1, está analisando a possibilidade de estabelecer um limite máximo de voltas por jogo de pneus no próximo Grande Prêmio do Catar. Essa iniciativa busca evitar falhas perigosas durante a corrida no Circuito Internacional de Lusail, uma pista conhecida por seu asfalto muito abrasivo e longas curvas em alta velocidade, que intensificam o desgaste dos pneus.
Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, destacou que se a banda de rodagem dos pneus se desgastar em demasia, a proteção se torna insuficiente. Nessa situação, uma pequena pedra ou um pedaço de detrito pode facilmente perfurar a camada de borracha do pneu, o que pode causar acidentes.
Durante o Grande Prêmio do Catar em 2023, a equipe da Pirelli teve que agir de forma emergencial após perceber um desgaste anormal dos pneus nos treinos livres. Naquela ocasião, foi imposto um limite de 18 voltas para cada conjunto de pneus, o que fez com que todas as equipes precisassem realizar pelo menos três paradas durante as 57 voltas da corrida.
Mesmo com modificações realizadas no circuito antes da corrida do ano passado, os problemas de degradação dos pneus se mantiveram. Fatores como as altas temperaturas do deserto, a presença de poeira e as cargas laterais exigentes nas curvas fizeram com que a pressão nos pneus superasse limites seguros.
Caso as novas regras sejam implementadas em 2025, os pilotos serão obrigados a realizar, no mínimo, duas paradas durante a prova, já que o limite de voltas por jogo de pneus dificultaria estratégias que envolvem apenas uma troca.
O próximo GP do Catar será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro e representa a penúltima etapa da temporada da Fórmula 1.
