A etapa de Abu Dhabi encerra a temporada 2025 da Fórmula 1, além de sinalizar o fim do uso da geração atual de pneus, que esteve em uso desde 2022. A fabricante Pirelli anunciou que, a partir de 2026, a categoria continuará utilizando rodas de 18 polegadas, mas com pneus mais estreitos, de acordo com o novo regulamento técnico que será implementado. Este fim de semana no circuito de Yas Marina marca o início dessa transição, que será intensificada durante um teste coletivo agendado para o dia 9 de dezembro. Neste teste, todas as equipes usarão carros adaptados para simular as exigências dos novos pneus.
Para a última corrida do ano, a Pirelli escolheu os pneus Duro (C3), Médio (C4) e Macio (C5), de acordo com a seleção tradicional. O circuito de Yas Marina é conhecido pela tendência à granulação dos pneus, mas esse efeito diminuiu nas corridas recentes. Isso pode tornar o uso do pneu Macio uma opção viável durante a prova. A degradação dos pneus, principalmente os traseiros, ocorre principalmente por questões térmicas, devido à alta demanda de tração nas curvas finais da pista.
No ano passado, durante a corrida em 2024, 19 pilotos iniciaram com os pneus Médios, enquanto Lewis Hamilton foi o único a partir com os Duro. A estratégia mais eficaz foi a de realizar apenas uma parada e terminar a corrida com os Duro. Apenas Fernando Alonso optou por fazer duas paradas. Como a granulação e o desgaste foram menores do que o esperado, muitos pilotos conseguiram realizar longos períodos de corrida sem dificuldades, mesmo aqueles que pararam antes da metade da prova.
Yas Marina recebe pela 17ª vez consecutiva o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O circuito, com 5,281 km e 16 curvas, passou por reformas há quatro temporadas, tornando-se mais rápido e fluido, especialmente na longa reta entre as curvas 5 e 6, que agora favorece as ultrapassagens. A superfície do circuito é feita com agregado importado da Inglaterra, oferecendo níveis médios de aderência e abrasividade. Para este ano, foi refeito o asfalto entre a curva 1 e a curva 4 para corrigir irregularidades. Assim como nas corridas noturnas, a variação de temperatura entre as sessões pode impactar o comportamento dos pneus e a evolução da pista.
Um ponto importante após a corrida será o teste marcado para 9 de dezembro. Cada equipe contará com um piloto titular que dirigirá um carro-mula para avaliar os pneus de 2026. A Pirelli fornecerá diversos conjuntos de pneus, incluindo C2 (Duro) e três tipos de pneus Médios e Macios, além de compostos intermediários para condições de chuva. Os pneus mais extremos, C1 e Full Wet, não farão parte deste teste. Além do piloto titular, cada equipe também contará com um “jovem piloto” para trabalhar com os pneus atuais da temporada 2025.
Os pneus de 2026 terão novos gráficos laterais, mas manterão as cores tradicionais. No caso de Yas Marina, o pneu C2 não terá faixas externas que o diferenciem visualmente do C3, já que ambos estarão em pista apenas para fins técnicos.
Em relação aos recordes, Abu Dhabi poderá registrar novas marcas. Lewis Hamilton continua sendo o maior vencedor na pista, com cinco triunfos e cinco poles. A equipe Red Bull lidera o número de vitórias com sete, seguida pela Mercedes, que conquistou o título de Construtores em 2021, no mesmo dia em que Max Verstappen se tornou campeão pela primeira vez. Se Verstappen vencer a corrida deste domingo, ele igualará Hamilton em número de vitórias nos Emirados Árabes.
