No último sábado, a Prefeitura de Marília realizou uma ação de controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças. A operação, conduzida pela Secretaria Municipal da Saúde, envolveu 21 profissionais, incluindo agentes de controle de endemias, agentes comunitários e supervisores de saúde.

    Durante a manhã, foram feitas 700 visitas em 32 quadras das áreas Norte, Sul e Leste da cidade. Dos imóveis visitados, 434 estavam abertos, o que representa 62% do total. As casas fechadas somaram 255, ou seja, 36,7%, e houve nove recusas, que correspondem a 1,3% das visitas, quando os moradores não permitiram a entrada dos agentes. Além disso, foram coletadas nove amostras de larvas, que ajudam na identificação de criadouros.

    As visitas ocorreram em três unidades de saúde: na USF Aeroporto, no bairro Colibri, foram visitadas 340 casas, das quais 207 estavam abertas; na UBS Nova Marília, foram 250 casas, com 154 abertas e 88 fechadas; e na USF Lácio, no condomínio Esmeralda Residence, 110 casas foram visitadas, com 73 abertas. Em todas as áreas, os agentes forneceram informações sobre como evitar a proliferação do mosquito.

    Atualmente, Marília conta com três casos confirmados de dengue este ano, localizados nos bairros Nova Marília, Jardim Colibri e Jardim Renata.

    A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, ressaltou a importância da ação e a colaboração dos profissionais envolvidos. Ela enfatizou que a participação da população é fundamental. “Precisamos que as pessoas façam vistorias em suas casas e permitam o acesso dos agentes de saúde. Somente assim poderemos combater a dengue efetivamente”, disse.

    A supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, também comentou sobre a relevância do trabalho realizado. Ela destacou que o foco foi nas áreas com registros de casos positivos de dengue e reiterou que a atenção deve ser redobrada num período de chuvas, já que a água parada é um potencial criadouro do mosquito. As ações de controle e prevenção continuarão em todas as regiões da cidade.

    Share.