No último sábado, 17 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília realizou uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue. Durante a operação, chamada Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC), os agentes de saúde visitaram 700 residências nas zonas Norte, Sul e Leste da cidade.
Do total de visitas, 434 casas estavam abertas para a entrada dos agentes, o que corresponde a 62% do total. No entanto, 255 imóveis estavam fechados, representando 36,7%, e houve nove recusas, ou seja, moradores que não permitiram a entrada dos profissionais, o que equivale a 1,3% das visitas. Durante a ação, também foram coletadas nove amostras de larvas.
O BCC contou com a participação de 21 profissionais, incluindo agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e supervisores. O objetivo da operação foi eliminar possíveis criadouros do mosquito e, assim, diminuir o risco de transmissão de doenças.
As visitas se concentraram em três áreas específicas: no bairro Colibri, onde 340 casas foram visitadas em 19 quadras; na UBS Nova Marília, com 250 casas em oito quadras; e no condomínio Esmeralda Residence, onde 110 residências foram abordadas. Os dados mostram que, na USF Aeroporto, foram 207 casas abertas, no UBS Nova Marília, 154, e no USF Lácio, 73.
Atualmente, Marília tem registrado três casos confirmados de dengue neste ano, localizados nos bairros Nova Marília, Jardim Colibri e Jardim Renata.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, classificou a ação como um sucesso e agradeceu o esforço dos agentes de saúde. Ela ressaltou a importância da parceria da população, pedindo que os moradores façam vistorias em suas casas e permitam a entrada dos agentes para ajudar no combate à dengue.
Talita Rodrigues, supervisora da Divisão de Zoonoses, também enfatizou a relevância dessa ação. Ela alertou que, com as chuvas, a preocupação aumenta, já que locais com água parada podem se transformar em criadouros do mosquito. As ações de controle e prevenção continuarão em todas as regiões da cidade.
