A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras iniciou uma campanha durante todo o mês de novembro com o objetivo de incentivar os homens a cuidar da saúde e buscar serviços de saúde regularmente. O foco principal é a prevenção e o diagnóstico de doenças comuns entre homens, especialmente o câncer de próstata.
Esta iniciativa visa combater tabus e barreiras socioculturais que frequentemente impossibilitam os homens de se cuidarem adequadamente. É fundamental que os homens entendam que cuidar da saúde é um sinal de coragem e não de fraqueza. Para isso, a campanha propõe ações que promovem hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, uma alimentação equilibrada, e a redução do consumo de álcool e tabaco.
As atividades da campanha abrangem diversos temas. Serão abordados assuntos relacionados à saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cuidados paternais, prevenção de acidentes e violências, além do gerenciamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Essas ações também incluem acolhimento e promoção de hábitos saudáveis.
Embora existam dias específicos para ações em grupo nas unidades de saúde, é importante destacar que as equipes de saúde vão adaptar suas agendas ao longo do mês, para atender melhor as necessidades das comunidades. Essa flexibilidade busca garantir que todos os homens recebam o cuidado necessário, mantendo um atendimento contínuo e personalizado.
No Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, excluindo o câncer de pele não melanoma. De acordo com estimativas, surgirão mais de 70 mil novos casos entre 2023 e 2025, representando cerca de 29% dos casos de câncer em homens. A elevada taxa de mortalidade está ligada, muitas vezes, à falta de cuidados preventivos, resultando em diagnósticos muitas vezes tardios.
A Diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família enfatizou a importância da atenção primária à saúde nesse contexto, destacando que a criação de vínculos de confiança entre os profissionais de saúde e a população masculina é fundamental. Esse relacionamento facilita o acesso aos serviços de saúde, promovendo um acompanhamento regular e efetivo.
Durante o mês de novembro, as unidades de saúde de Rio das Ostras estão programadas para realizar atividades voltadas ao acolhimento e conversas sobre saúde. Confira a programação:
Programação das Unidades em Novembro:
- 01/11 a 29/11: USF Operário, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 17/11: USF Rocha Leão, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 17/11: USF Nilson Maris, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 18/11: NASCA, manhã e tarde – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 19/11: USF Âncora, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 19/11: USF Nova Cidade, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 25/11: USF Cláudio Ribeiro, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 25/11: USF Cantagalo, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 26/11: USF Mar do Norte, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 26/11: UBS Jardim Mariléia, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 26/11: UBS Boca da Barra, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 26/11: USF Âncora, manhã e tarde – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 27/11: UBS Nova Esperança, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 27/11: USF Nova Cidade, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 27/11: USF Dona Edméia, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 27/11: USF Recanto, manhã – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 27/11: Clínica da Família, tarde – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 28/11: NASCA, manhã e tarde – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
- 28/11: USF Âncora, manhã e tarde – Acolhimento na sala de espera, roda de conversa.
Essas atividades têm como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos homens, reafirmando a importância do cuidado contínuo e da prevenção.
