Valve anunciou o lançamento do Steam Machine, um novo console para jogos que visa competir diretamente com os consoles PlayStation e Xbox. Este lançamento é um marco, ocorrendo exatamente dez anos após a estreia do primeiro Steam Machine da empresa.

    Dentre as novidades do Steam Machine, destaca-se seu design em formato cúbico, com 15 centímetros de lado, que promete rodar jogos de PC com alta performance. Ao contrário do que muitos possam pensar, o Steam Machine não utiliza o sistema operacional Windows. Em vez disso, ele roda o SteamOS, um sistema baseado em Linux, que utiliza uma camada de compatibilidade chamada Proton para executar jogos que normalmente funcionariam no Windows.

    Desde sua introdução ao mercado, o Steam Deck, outro produto da Valve, conquistou muitos usuários, sendo considerado uma excelente opção para jogos. No entanto, o Steam Machine se apresenta como uma versão ainda mais poderosa, sem a necessidade de esperar pelas atualizações dos jogos, mantendo tudo sempre atualizado em segundo plano, segundo o engenheiro da Valve, Yazan Aldehayyat.

    O novo dispositivo é mais robusto se comparado ao Steam Deck, que possui desempenho inferior ao do PlayStation 5. O Steam Machine, segundo a Valve, tem desempenho seis vezes superior ao Steam Deck. A expectativa é que ele rivalize com consoles da última geração, como o PS5 Pro.

    Internamente, o Steam Machine conta com dois chips da AMD: um processador de seis núcleos Zen 4, que pode operar a até 4,8 GHz, e uma GPU RDNA 3 “Navi 33”, com 28 unidades de computação. Com 16GB de RAM DDR5, o console promete ser capaz de rodar jogos pesados em gráficos de qualidade.

    Em testes preliminares, o desempenho foi considerado promissor, rodando títulos como Cyberpunk 2077 a até 65 quadros por segundo em uma TV 4K. O equipamento inclui saídas HDMI e DisplayPort, permitindo conectar até três monitores.

    Um dos pontos a considerar é que, embora compacta, a máquina não é facilmente atualizável, exceto no que diz respeito ao SSD e à memória. Entretanto, sua arquitetura permite que ela funcione tanto como um console de jogos quanto como um PC de mesa.

    O preço ainda não foi definido, mas a Valve sugere que será comparável a um PC de especificações semelhantes. O diretor de design, Pierre-Loup Griffais, afirmou que a intenção é que o custo do Steam Machine se aproxime mais do nível básico do mercado de PCs, competindo com máquinas que os usuários poderiam montar por conta própria.

    A Valve já deixou claro que outras versões do Steam Machine poderão surgir no futuro, mas a prioridade inicial será avaliar o desempenho dessa nova proposta no mercado.

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