Projeto “Harmonia do Ensino” Leva Música Clássica a Escolas Municipais

    A Secretaria Municipal de Educação promove, entre 3 e 11 de dezembro, o projeto “Harmonia do Ensino”, que traz apresentações de música clássica para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A iniciativa, coordenada pelo Quarteto de Cordas Detache, visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer e apreciar a música de câmara, especialmente nas comunidades que têm menos acesso a esse tipo de evento.

    As 14 apresentações ocorrerão em diferentes Emefs, envolvendo não apenas os alunos, mas também os professores, pais e a comunidade local. O evento é uma oportunidade de interação e aprendizado sobre a música clássica em um ambiente descontraído e acessível.

    No dia 5 de dezembro, o prefeito Caique Rossi participou de uma das apresentações na Emef “Profª Marilena Cipriano Pereira”, localizada no Jardim Eldorado. Durante o evento, o prefeito conversou com os alunos sobre os benefícios da música para a saúde mental e física, além de convidá-los a participar do Projeto Guri, que oferece aulas gratuitas de música, abrangendo diversos instrumentos.

    O maestro Lucas Seger, responsável pelo projeto, explicou que a ideia surgiu da constatação de que muitas crianças e jovens, especialmente aqueles em áreas mais afastadas, raramente têm acesso a concertos de música clássica ao vivo. Segundo ele, “decidimos levar as apresentações até os alunos para que eles possam vivenciar essa experiência única”.

    O Quarteto de Cordas Detache é composto por quatro músicos de formação clássica, que tocam dois violinos, uma viola e um violoncelo. A cada apresentação, que dura cerca de 40 minutos, os alunos além de ouvir a música, têm a chance de interagir com os músicos, aprendendo mais sobre as obras e até sugerindo músicas para serem tocadas ao vivo.

    A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, enfatizou a importância do contato das crianças com diferentes estilos musicais. Ela acredita que essa experiência contribui para o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, enriquecendo sua formação cultural.

    Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação espera aprimorar o acesso à cultura musical e proporcionar momentos enriquecedores que possam marcar positivamente a formação dos jovens.

    Para saber mais sobre eventos culturais e educacionais na sua região, acesse eventos.

    Share.