Como recuperar o número cancelado da TIM?

recuperar-numero-cancelado-tim

Uma dúvida muito comum dos clientes na hora de tentar recuperar o número é como saber se meu número foi cancelado. Como nas situações em que o aparelho celular foi roubado ou furtado, fazendo com que o usuário solicitasse que o bloqueio do número fosse realizado junto à TIM. 

Mas existem alguns casos que devem ser verificados pelos usuários da operadora. No caso dos clientes da linha pré-paga, o número é cancelado após 75 dias depois que a validade da recarga expirou. E, para evitar perder de fato o número, é necessário realizar uma recarga dentro desse período. 

Outro fator muito importante que muitos não sabem de como recuperar número cancelado da TIM, está no fato de que o número estará disponível a outros usuários da operadora após 180 dias que ele for cancelado. 

Como saber se a minha linha foi cancelada?

O seu número não foi necessariamente cancelado se você não está conseguindo utilizar sua linha. 

Caso não esteja conseguindo utilizar sua linha de telefone celular, analise se não é por falta de créditos. Já que, pela falta de recarga, os serviços disponibilizados aos usuários é o primeiro a ser suspenso. 

Mas se você tiver realizado uma recarga recentemente, e mesmo assim os seus serviços foram cancelados, isso não se trata de como recuperar número cancelado da TIM, mas sim de um bloqueio temporário de seus serviços.

Os números são cancelados, por falta de recarga, após 180 dias consecutivos. Caso esse período tenha passado, após 90 dias ele será colocado à disposição de outros clientes da operadora. 

Em situações como essa, será muito improvável que os usuários consigam de fato, mesmo compreendendo todo o processo de como recuperar número cancelado da TIM, reaver o seu número. 

Por que o número de celular é cancelado?

Um dos maiores motivos para que a linha de um celular seja cancelada é a falta de recarga ou pagamento dos serviços da operadora.  Se o seu plano é pré-pago, então o cancelamento diz respeito à validade dos créditos em seu celular. 

Mas dependendo da operadora ou do plano que o cliente adquiriu, os créditos têm validade de 30 a 180 dias. Caso esse período passe, os créditos são bloqueados até que seja realizada uma nova recarga no número, a qual é somada aos créditos que não foram utilizados anteriormente. 

Mas em ambos os planos, tanto pré-pago quanto pós-pago, não será possível seguir nenhum procedimento de como recuperar o número cancelado da TIM, se a operadora cancelá-lo. 

O número também será liberado a outros clientes da operadora. Mas os usuários podem seguir algumas dicas para evitar que o cancelamento de sua linha seja realizado. Uma delas é que, se você ainda estiver dentro do prazo de 180 dias, a melhor alternativa é a de colocar créditos em sua linha para que ela não seja cancelada. 

Caso esse processo seja seguido, a reativação de seus serviços é renovada automaticamente, não sendo nem necessário entrar em contato com a operadora TIM ou a operadora que oferece os serviços de sua linha.

Em quais hipóteses posso recuperar o número cancelado da TIM?

De maneira geral, existem algumas hipóteses de como recuperar número cancelado da TIM, mas os usuários devem realizar a “reposição de chip”.  Isso significa que os usuários irão realizar a transferência de seu antigo número de celular para o seu novo SIM Card. 

Os usuários podem solicitar a reposição de seu chip quando as seguintes situações ocorrerem: 

  • Tenham o aparelho celular roubado ou furtado
  • Algum defeito no chip
  • Nos casos de perda ou extravio
  • Bloqueio do PUK
  • Troca entre as versões do chip, ou seja, micro ou nano 

Vale lembrar que somente os titulares do número podem solicitar o serviço de reposição de seu cartão SIM na operadora TIM, sendo necessário que a linha já esteja bloqueada.

Veja, a seguir, o passo a passo de como recuperar número cancelado da TIM nessas situações: 

  1. Primeiramente, será necessário ligar para a Central de Atendimento e solicitar que o seu número de celular seja cancelado. Para isso, será necessário ligar para o seguinte número através de um telefone fixo 1056 ou de qualquer aparelho celular com da operadora TIM pelo número *144
  2. Se dirija até uma das lojas físicas da operadora e solicite que o seu chip seja reposto, mas será necessário estar com alguns documentos em mãos
  3. A taxa referente a aquisição do novo chip será cobrada dos usuários e, com isso, é possível que os clientes recuperem o seu número de celular
  4. O prazo para que o novo número seja ativado é de até 48 horas. A partir desse momento, passa a valer o novo chip que foi colocado em seu aparelho celular. 

Essa é a maneira de como recuperar número cancelado da TIM caso o seu aparelho celular seja roubado ou furtado, assim como todas as outras hipóteses citadas acima.