Renault Boreal: O Novo Lançamento da Montadora
A Renault está trazendo para o Brasil um novo SUV médio-compacto chamado Boreal. Este modelo chega para competir em um mercado com mais de 20 rivais, incluindo carros populares como Compass, Corolla Cross, Tiggo 7 e Taos. O design do Boreal se destaca na frente, com um emblema iluminado, capô alto e faróis de LED bem elaborados.
Nas laterais, podemos notar detalhes característicos como vincos marcantes e rodas de 19 polegadas, mas apenas na versão mais equipada. As colunas traseiras têm um design diferente e as lanternas traseiras não seguem a tendência atual de serem interligadas por luzes. Além disso, a pintura em duas cores é padrão na versão topo de linha e opcional nas versões mais simples.
Dimensões e Motor
As medidas do Boreal são impressionantes: são 4.556 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.841 mm de largura e 1.652 mm de altura. O porta-malas tem uma capacidade de 522 litros, o que é considerado o maior do seu segmento. O carro conta com um motor turbo flex de 1,3 L, que entrega 168 cv com etanol e 161 cv com gasolina, além de torque de 28 kgf·m (E) e 26 kgf·m (G). O câmbio é sempre automatizado de seis marchas com dupla embreagem. Uma versão híbrida também está nos planos, mas a Renault ainda não divulgou a data de lançamento.
Interior e Tecnologia
O interior do Boreal é bem acabado, destacando o revestimento dos bancos, que incluem uma opção de massagem para o motorista. O console central é elevado, proporcionando um aspecto moderno. O quadro de instrumentos e a tela multimídia têm 10 polegadas e, pela primeira vez no Brasil, vem equipado com o Google Automotive Services de série.
Os motoristas podem escolher entre quatro modos de condução: Comfort, Eco, Sport e Smart. A partir da versão intermediária, o carro também oferece um freio de estacionamento eletromecânico, que faz a imobilização e liberação automática ao parar.
Sistemas de Segurança Avançados
A Renault também se preocupou em incluir recursos de segurança avançados chamados ADAS. O número desses itens varia de acordo com a versão do veículo: na versão de entrada, são 18 itens de segurança; na intermediária, somam 24; e na versão topo de linha, são nada menos que 29 itens, incluindo frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
Preços e Disponibilidade
Os preços do Boreal estão bem posicionados diante da concorrência, começando em R$ 184.990 e chegando a R$ 219.990. Haverá promoções especiais no lançamento, que será realizado em 9 de novembro.
BYD: Primeiro Híbrido Plugável Flex
A BYD anunciou que participará da Conferência das Partes (COP), que ocorrerá em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro. Para o evento, a marca enviará 35 unidades do SUV médio Song Pro Híbrido Plugável, que é o primeiro modelo com motor flex desenvolvido no Brasil. O lançamento está previsto para abril de 2026.
Atualmente, apenas a Toyota oferece um híbrido pleno (não plugável) que usa etanol ou gasolina. O modelo da BYD combina uma forte presença institucional com a nova fábrica da montadora em Camaçari (BA). A produção começa com peças importadas e, em uma fase futura, incluirá componentes fabricados localmente.
Neste primeiro estágio, a BYD investiu R$ 5,5 bilhões, com uma capacidade de produzir até 155.000 unidades anualmente, expectativa que a empresa pode alcançar em menos de três anos. A fábrica terá uma área construída de 275.000 m² e, em uma próxima etapa, a produção pode aumentar para 305.000 unidades por ano. Nos próximos cinco anos, a BYD tem como meta vender 605.000 unidades anuais, contando com modelos nacionais e importados.
Projeções da BYD
A BYD reconhece que suas projeções anteriores não se concretizaram. A expectativa era vender 125.000 unidades no ano passado, mas a meta foi ajustada para 105.000, e o fechamento real ficou em 82.000, o que representa uma queda de 28%.
Atualmente, existe uma fábrica fechada (CAOA Chery, em Jacareí, SP) e outra que será desativada (Toyota, em Indaiatuba, SP), ainda sem data definida. A fábrica da JLR, no Itatiaia (RJ), e a da Stellantis, em Porto Real (RJ), estão subutilizadas.
Incertezas dos Veículos Elétricos nos EUA
Já discutimos as dificuldades com veículos elétricos na Europa e, em especial, na Itália. Com o término do crédito fiscal do governo dos EUA para a compra desses veículos em 30 de setembro, surgem dúvidas sobre o futuro do mercado. Uma análise recente indica que as previsões para a venda de veículos elétricos podem ser muito otimistas. Em média, esses carros custam cerca de R$ 49.000 a mais do que modelos a gasolina equivalentes, um preço que antes era compensado pelos subsídios governamentais.
Há quatro anos, montadoras como Ford, GM e Stellantis divulgaram que esperavam ter entre 45% e 55% do mercado de veículos elétricos até 2030, incluindo híbridos plugáveis. O CEO da Ford, Jim Farley, mencionou que o setor pode ser vibrante, mas menor do que o esperado, e que as vendas de elétricos podem cair para 10% já em outubro.
Consultorias como J.D. Power e Ernst & Young projetam que a participação de mercado dos veículos elétricos pode chegar a 25% até 2030 e até 52% em 2040, respectivamente.
O Futuro dos Veículos Elétricos
Pesquisas indicam que os veículos elétricos se destacam em climas quentes e áreas urbanas, mas só serão bem aceitos quando os preços forem igualados aos veículos a combustão. Além disso, precisam ter uma autonomia de 800 km com uma única carga e recarregar em menos de 10 minutos. Algumas montadoras enfrentam dificuldades financeiras devido a investimentos malsucedidos em elétricos e estão adiando ou até cancelando projetos.
Estudos apontam que os emplacamentos de veículos elétricos podem cair 32% sem o incentivo fiscal federal e, em alguns estados, subsídios já estão sendo mantidos para ajudar na demanda.
Taos 2026: Novidades Chegando do México
Em um movimento estratégico, a Volkswagen está trazendo do México o SUV médio-compacto Taos 2026, para abrir espaço para a nova Amarok na fábrica argentina. O novo modelo apresenta uma frente redesenhada, com uma grade maior e novas lanternas traseiras iluminadas.
O porta-malas, com 503 litros de capacidade, é o maior da categoria. O interior inclui botões de comando no volante multifuncional, melhor qualidade de acabamentos, iluminação ambiente e uma nova tela multimídia de 10,1 polegadas, com internet 4G e carregador por indução.
Mecanicamente, o Taos mantém o motor flex 1.4-L com 155 cv e câmbio automático de oito marchas. O preço desse modelo ainda não foi anunciado, mas outro lançamento, o sedã Jetta GLI 2026, estará disponível a partir de 8 de novembro por R$ 274.990. O Jetta possui um motor 2.0 turbo de 236 cv.
Essas novidades do setor automotivo trazem esperanças e desafios, mas as montadoras estão se mantendo atentas às demandas e inovações do mercado brasileiro.
