Resumo da Novela “Terra Nostra” – Edição Especial (17/01 a 23/01/2026)
A novela “Terra Nostra” continua a cativar o público com suas tramas envolventes. Nas últimas semanas, os personagens enfrentam muitos desafios e conflitos emocionais.
Rosana está apreensiva, acreditando que Gumercindo não permitirá que Matheu veja seu filho. Hortência e Amadeo discutem o futuro e ele sugere que ela invista na construção de novas casas. A situação se agrava com a notícia da peste bubônica em Santos, levando Gumercindo a decidir voltar para sua fazenda.
Enquanto isso, Maria do Socorro se prepara para o nascimento do filho. Com a gravidez avançada, ela organiza as malas e pede a Leonora e Mariana que se preparem para uma viagem. Paola, preocupada com a fábrica de macarrão, começa a considerar seus próximos passos, caso precise deixar São Paulo. Quando Maria do Socorro entra em trabalho de parto, precisa dar à luz em meio à natureza, com a ajuda de Leonora e Mariana. O pai, Gumercindo, sente a dor de sua esposa e decide que deve ficar perto dela.
Entre os conflitos familiares, Maria do Socorro finalmente dá à luz, e o choro do bebê ecoa pela mata. Gumercindo, emocionado, descobre que é um menino e leva Maria do Socorro de volta para a fazenda. Ele promete não pensar mais em Naná, sua antiga paixão. Ao mesmo tempo, José Alceu e Tiziu enfrentam dificuldades em seu caminho, lidando com ratos.
Rosana pretende ir à fazenda e fica alarmada com a notícia da peste, assim como Francesco e Marco. Maria do Socorro, por sua vez, apresenta sintomas de febre. O padre Olavo, após traduzir a missa, é forçado a deixar sua paróquia e promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda.
Marco Antônio deseja que Juliana e Aninha deixem a cidade, mas Juliana prefere ficar perto de Matheu. Todos fazem orações pela recuperação de Maria do Socorro, enquanto Augusto tenta tranquilizar Rosana e diz que não há motivo para pânico. Durante uma despedida emocional, Maria do Socorro desmaia.
Capítulos da Semana de 19 a 24 de Janeiro de 2026
No início da semana, Maria do Socorro acorda e se recupera da febre. Paola decide assumir o controle da fábrica. Mariana e Leonora retornam da fazenda e compartilham a notícia do nascimento do menino com Rosana. A peste bubônica avança, e o governo cria o Instituto Butantã para enfrentar a crise. Mesmo ainda debilitada, Maria do Socorro se levanta para o batizado do filho.
Bartolo viaja para São Paulo para buscar Leonora. Amadeo informa Matheu que planeja dissolver a sociedade. Toninho aconselha Hortência a recusar a proposta de Amadeo, que quer vender os armazéns para novos investimentos. O doutor Heriberto questiona a prisão de Januário, levantando suspeitas em torno de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho.
No decorrer da semana, Padre Olavo decide permanecer na igreja. O filho de Gumercindo recebe o nome do pai, e Aurora, filha de Francesco e Paola, é batizada ao mesmo tempo em São Paulo. Gumercindo faz um “empréstimo” a Bartolo e Matheu visita o filho, causando ciúmes em Juliana.
A relação entre personagens se complica. Juliana se revolta ao saber de um beijo entre Matheu e Rosana e decide se separar dele. Ao mesmo tempo, Hortência torce para que ambos rompam, pois deseja reconquistar Juanito. Juliana exige que Matheu deixe a cama.
Os conflitos continuam a se desenrolar, deixando o futuro dos personagens em suspense, enquanto eles lidam com segredos, traições e prosperidade em suas vidas.
