Na última sexta-feira, 17 de outubro, a Riot Games fez mudanças em sua API, que impactaram o “Modo Streamer” do jogo League of Legends. Este modo permite que jogadores permaneçam anônimos durante as partidas, evitando que informações sobre suas jogadas sejam facilmente acessadas por sites de estatísticas, como OP.GG e U.GG. Com as alterações, a Riot desativou a API Spectator-V5, dificultando ainda mais a identificação dos jogadores durante as partidas.
No entanto, essa decisão gerou uma reação negativa na comunidade de jogadores. Muitos apoiavam o Modo Streamer e a proteção de privacidade que ele proporciona. Devido ao descontentamento, nesta segunda-feira, 20 de outubro, a Riot decidiu reverter as mudanças realizadas anteriormente.
A empresa anunciou que reativou a funcionalidade da API, permitindo acesso ao endpoint getCurrentGameInfoByPuuid da API do Espectador. Com essa reativação, os jogadores podem novamente visualizar informações sobre as partidas de outros usuários em sites de terceiros, desde que esses jogadores não estejam utilizando o Modo Streamer.
O principal objetivo desse recurso de anonimato é proteger a privacidade dos jogadores, especialmente aqueles em alto nível de habilidade. Entretanto, a Riot reafirma que usuários que optarem pelo Modo Streamer continuarão sem ter suas informações visíveis em plataformas externas.
Essa situação destaca a importância da interação entre a desenvolvedora e a comunidade, uma vez que as correções foram rápidas em resposta ao feedback dos jogadores. Agora, os fãs do jogo podem acompanhar as partidas de seus jogadores favoritos sem comprometer a sua privacidade se estiverem no Modo Streamer.