A tenista bielorrussa Aryna Sabalenka, atual campeã, derrotou a tcheca Karolina Muchova com parciais de 6-3 e 6-4 neste sábado, garantindo uma vaga na final do Brisbane International. Este torneio é considerado um importante preparativo para o Aberto da Austrália e marca a terceira participação consecutiva de Sabalenka na decisão do evento.
Na final, que ocorrerá no domingo, Sabalenka enfrentará a ucraniana Marta Kostyuk. Kostyuk conseguiu uma vitória impressionante ao vencer a americana Jessica Pegula, número seis do ranking mundial, com um convincente 6-0 e 6-3. Essa foi a terceira vitória de Kostyuk contra adversárias do top 10, tendo também derrotado Amanda Anisimova e Mirra Andreeva nas etapas anteriores do torneio.
Aryna Sabalenka, atual número um do mundo, iniciou a temporada em grande forma e chegou à semifinal após vencer a campeã do Melbourne Park, Madison Keys, também em sets diretos. O duelo contra Muchova, que possui um estilo de jogo inventivo, prometia ser desafiador, especialmente considerando que Sabalenka tinha um histórico desfavorável contra a tcheca, perdendo três de quatro confrontos anteriores.
No entanto, a bielorrussa mostrou domínio desde o início da partida. Ela quebrou o serviço de Muchova logo no segundo game e se destacou com jogadas potentes a partir da linha de base, fechando o primeiro set com um belo winner de backhand. No segundo set, apesar de enfrentar mais competição, Sabalenka recuperou a liderança com 5-4 e garantiu a vitória ao sacar bem na sequência.
Após o jogo, ela comentou sobre os erros no final do segundo set, mas expressou satisfação por ter vencido em sets diretos, selando a vitória em seu quarto match point. Sabalenka, que já conquistou quatro títulos de Grand Slam, agora mira o seu terceiro troféu no Aberto da Austrália, que começa no dia 18 de janeiro, em Melbourne.
