A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou um plano de contingência para garantir cuidados médicos durante as festas de Natal e Ano Novo. O objetivo é atender a população com eficiência e segurança.
Durante esse período, 25 unidades de urgência e emergência na capital, além de hospitais em 61 municípios do interior, estarão abertas 24 horas por dia. Isso inclui os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, que são pontos facultativos.
Para dar suporte a essa operação, aproximadamente 13,6 mil profissionais de saúde vão se revezar nos atendimentos. A rede inclui prontos-socorros adultos e infantis, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, informou que todos os serviços estão abastecidos com insumos. A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) fez vistorias nos dias 22 e 23 de dezembro para garantir que não faltassem medicamentos durante esse período movimentado. Além disso, o estado conta com logística de UTI aérea e ambulâncias para transferências emergenciais no interior.
Uma novidade para este ano é a ampliação do aplicativo Saúde AM Digital. Com essa ferramenta, a população pode consultar clínicos gerais pelo celular em caso de problemas de saúde de baixa gravidade, como febre baixa, dor de cabeça e sintomas gripais leves.
Nayara Maksoud enfatizou a importância do uso consciente do sistema de saúde: para casos leves, o aplicativo é a melhor opção; para condições de média complexidade, recomenda-se buscar SPAs e UPAs; e para emergências, os prontos-socorros são a escolha correta. As unidades seguem um protocolo de classificação de risco para priorizar atendimentos mais graves.
Durante as festividades, as unidades de saúde terão horários diferenciados para atendimentos eletivos. Por exemplo, os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção Integral à Mulher (CAIMIs) e Policlínicas estarão fechados a partir do meio-dia do dia 24 de dezembro, retornando no dia 29. No dia 31, fecharão ao meio-dia novamente, reabrindo no dia 5 de janeiro.
O Hemoam, que realiza a coleta de sangue, também terá horários especiais: estará fechado nos dias 25 de dezembro, 28 de dezembro, 1 de janeiro e 4 de janeiro. Nos dias 24 e 31, funcionará das 7h às 12h, e nos dias 26, 27, 2 e 3 de janeiro, das 7h às 18h. As fundações de saúde manterão serviços de urgência e emergência 24 horas, mas consultas ambulatoriais e exames terão cronogramas específicos, retornando ao normal em 5 de janeiro.
Para facilitar o atendimento à população, a SES-AM disponibiliza um guia de onde buscar atendimento de urgência em Manaus. Algumas das principais unidades incluem:
- HPS João Lúcio: Av. Cosme Ferreira, Coroado
- HPS 28 de Agosto: Av. Mário Ypiranga, Adrianópolis
- HPS Platão Araújo: Av. Autaz Mirim, Jorge Teixeira
- HPS da Criança (Zona Sul): Av. Codajás, Cachoeirinha
- UPA Campos Sales: Av. Dona Otília, Tarumã
- SPA Alvorada: Rua Lóris Cordovil, Alvorada
- Maternidade Ana Braga: Av. Cosme Ferreira, São José I
A Secretaria reitera a importância de utilizar os serviços de saúde de maneira consciente, priorizando os casos que realmente necessitam de atenção médica.
