A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso organizará o I Encontro Estadual das Equipes Multiprofissionais (eMulti) na próxima sexta-feira, 24 de outubro. O evento tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e aprimorar o cuidado em saúde mental no estado.
O encontro será online, com transmissão ao vivo a partir das 8h até às 17h30 pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso no YouTube. Ele reúne profissionais de saúde das 102 equipes eMulti, que atuam em diferentes municípios mato-grossenses.
De acordo com Lenil da Costa Figueiredo, superintendente de Atenção à Saúde, a proposta busca superar a fragmentação dos atendimentos. O objetivo é consolidar um modelo de atenção mais acolhedor e integrado, que responda melhor às necessidades dos usuários. Ela enfatizou que a integração de conhecimentos e habilidades de diversos profissionais é essencial para transformar a assistência em saúde, promovendo um atendimento mais coordenado e humanizado.
Alessandra Pottratz, gerente de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde, ressalta que as Equipes Multiprofissionais são cruciais para enfrentar os desafios nesse campo. Ela acredita que ações educativas direcionadas aos profissionais dessas equipes são fundamentais para garantir um cuidado integral e integrado, especialmente em saúde mental.
Durante o evento, Alessandra apresentará um contexto sobre as equipes eMulti. Especialistas do Ministério da Saúde, incluindo Juliana Fernandes, Hannah Farias e Polyana Carvalho, também falarão sobre o processo de trabalho na área.
O evento contará com a participação do médico sanitarista Gastão Wagner Campos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que dará uma palestra sobre “Apoio Matricial em Saúde Mental”. Valéria Vuolo, da área técnica de saúde mental, afirma que o encontro é parte do planejamento estratégico e fundamental para a organização do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ela destacou a importância de iniciar o cuidado em saúde mental na Atenção Primária, valorizando a escuta e a integralidade no atendimento.
Além das palestras, haverá apresentações de iniciativas bem-sucedidas dos municípios de Campo Verde e Torixoréu, além de um debate para promover a troca de experiências entre os participantes. Alessandra concluiu que o evento visa estimular a análise crítica das práticas cotidianas e incentivar soluções criativas e colaborativas para os desafios da saúde nos territórios.
Para mais informações sobre eventos relacionados, acesse eventos.