O Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande e administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizará 29 cirurgias neste sábado, dia 29 de novembro, como parte do 12º mutirão de 2025. Os procedimentos programados incluem a retirada da vesícula, cirurgias para correção de hérnias inguinais e umbilicais, fechamento de enterostomias e tratamento de hemorroidas.
Nos mutirões realizados ao longo deste ano, a unidade já executou um total de 296 cirurgias gerais, com o objetivo de acelerar os atendimentos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de estado de saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que essa iniciativa tem contribuído para proporcionar um atendimento mais rápido e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para os pacientes que necessitam desses procedimentos.
O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, ressaltou a importância dessa estratégia. Segundo ele, a utilização eficiente das cinco salas cirúrgicas do hospital e uma equipe bem preparada têm garantido que os usuários de todo o estado sejam operados com agilidade e segurança. “Estamos comprometidos em melhorar a saúde pública e atender a população de forma eficaz”, afirma.
Neste mutirão específico, pacientes de 14 municípios poderão ser atendidos. As cidades incluem Barra do Garças, Castanheira, Cuiabá, Jangada, Juara, Nobres, Nova Maringá, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Tangará da Serra e, claro, Várzea Grande. Todos esses pacientes realizaram consultas e exames pré-operatórios para garantir que estão aptos para as cirurgias.
A equipe que trabalhará durante o mutirão é composta por cinco médicos cirurgiões, cinco médicos residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. Para apoiar os pacientes que vêm de outras cidades, as prefeituras oferecem assistência no transporte até o hospital e, quando necessário, na hospedagem.
Quanto à estrutura do Hospital Metropolitano, conta com 239 leitos operacionais, sendo 178 leitos de enfermaria, 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésica e seis leitos de estabilização. Além disso, possui cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios. A unidade é especialista em várias áreas, como ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia geral.
É fundamental que os pacientes que necessitam de cirurgia em Mato Grosso mantenham seus cadastros no SUS atualizados, garantindo sua inclusão nos mutirões e facilitações na comunicação ao serem convocados para os procedimentos.
