Cuidar de pessoas com doenças como Alzheimer ou outras condições crônicas pode ter um impacto significativo na saúde física e emocional dos cuidadores. Uma conversa está sendo proposta para discutir os desafios que tanto os cuidadores familiares quanto os profissionais enfrentam. O foco da discussão será a saúde mental dos cuidadores, a prevenção da síndrome de burnout e a criação de estratégias de autocuidado.

    A troca de experiências e o acolhimento dos participantes serão conduzidos por uma especialista da área de saúde e envelhecimento. Essa oportunidade visa oferecer um espaço onde os cuidadores possam se sentir ouvidos e apoiados.

    A psicanalista e psicóloga Ana Lucia Esteves, com especialização pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, será uma das participantes da conversa. Ela também possui formação continuada no Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade e atua como psicóloga clínica no Centro de Desenvolvimento Humano.

    Outro destaques do evento é Leonísio Salles de Abreu Júnior, juiz e diretor do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Ele coordena o Cejusc, centro que promove a solução de conflitos, e está à frente do projeto “Círculos Coloridos na Saúde”. Este projeto busca debater a humanização no atendimento e a formulação de políticas públicas mais inclusivas na área da saúde.

    Além disso, a programação conta com acessibilidade, oferecendo interpretação em Libras para garantir que todos possam participar das discussões.

    Share.