Tornado Devasta Rio Bonito do Iguaçu e Regiões do Paraná
Um tornado devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (7). Até agora, 32 pessoas continuam internadas em hospitais, sendo que quatro delas estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Felizmente, nenhum caso é considerado grave.
Desde o dia do tornado, o sistema de saúde já registrou 835 atendimentos em unidades médicas. A maioria desses atendimentos ocorreu em Laranjeiras do Sul, com 143 registros, seguida pelo Hospital São Lucas com 138 atendimentos, e 455 no Instituto São José. Outros 81 atendimentos foram feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros confirmou que não há mais pessoas desaparecidas e as buscas foram encerradas.
Cerca de 90% da infraestrutura urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada. Os danos foram extensos, e cinco pessoas perderam a vida na cidade. Uma outra morte foi registrada em Guarapuava. O secretário de Saúde, Beto Preto, elogiou o trabalho dos profissionais que têm se dedicado ao atendimento das vítimas.
Com a intenção de ajudar as famílias afetadas, os esforços agora se voltam para a recomposição da energia elétrica na região. Segundo informações da Copel, 49% da rede elétrica já foi restaurada, mas cerca de 2 mil residências ainda estão sem energia. Estruturas de emergência, como postos de saúde, já receberam eletricidade novamente. O gerente de Operação de Campo do Sudoeste da Copel, Leandro Henrique Moraes Guilherme, ressaltou que a destruição na região central foi intensa, exigindo a instalação de novos postes, cabos e transformadores.
Nos estados vizinhos, cerca de 90% dos clientes afetados pelos temporais já tiveram a energia restabelecida.
De acordo com dados meteorológicos, o tornado registrado na região do Centro-Sul do Paraná teve ventos que ultrapassaram os 250 km/h. O fenômeno fez estragos em 12 municípios, incluindo Candói, Cantagalo, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guarapuava, Londrina, Matinhos, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Umuarama.
As autoridades locais seguem mobilizadas para auxiliar as comunidades afetadas e restabelecer a normalidade na região.
