Uma cópia rara da revista em quadrinhos “Action Comics No 1”, que marcou a estreia do Superman em 1938, foi vendida para um colecionador anônimo por 15 milhões de dólares, equivalente a 11,2 milhões de libras. A venda privada foi anunciada na última sexta-feira.

    Este exemplar da “Action Comics No 1” tem uma história interessante. Ele foi roubado da casa do ator Nicolas Cage em 2000, mas foi recuperado em 2011, dentro de um depósito na Califórnia. Antes da venda, a cópia esteve nos cuidados da Metropolis Collectibles/Comic Connect, uma empresa situada em Nova Iorque, que intermediou a negociação. Tanto o comprador quanto o vendedor optaram por permanecer no anonimato.

    A condição da revista foi avaliada em nove pontos de um total de dez pela Certified Guaranty Company, especializada em autenticar itens colecionáveis. Essa pontuação é uma das mais altas já atribuídas a cópias desse quadrinho, que são consideradas extremamente raras, com menos de 100 exemplares conhecidas em circulação.

    Este exemplar se destacou ainda mais por sua conexão com Nicolas Cage. O ator comprou essa cópia em 1996 por 150 mil dólares, um valor que na época era recorde. Após ser roubada, sua valorização teve um crescimento significativo. Ao ser recuperada, o CEO da Metropolis/Comic Connect, Stephen Fishler, comentou que durante o período em que a revista ficou desaparecida, seu valor aumentou consideravelmente, e o ladrão, de certo modo, acabou gerando um lucro inesperado para Cage. Depois que o ator foi reunido com o quadrinho, ele o vendeu em um leilão por 2,2 milhões de dólares.

    Fishler fez uma comparação marcante, comparando a trajetória do quadrinho ao famoso roubo da Mona Lisa, em 1911, que elevou a pintura a uma posição de ícone mundial. Assim como a recuperação da obra de Da Vinci a tornou famosa, ele acredita que a “Action Comics No 1” agora é reconhecida como um ícone da cultura pop americana.

    Share.