A aldeia indígena Kaingang Fag Nór, localizada em Passo Fundo, será o cenário da peça de teatro “As Leves e Discretas”, com apresentação marcada para a próxima terça-feira, 13 de outubro. O espetáculo vem circulando pelo Rio Grande do Sul desde maio deste ano e apresenta a visão do movimento tradicionalista sob a perspectiva das palhaças Beberta e Tagarela, que sonham em abrir um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

    Este espetáculo faz parte do projeto “Leves pelos Pampas”, que foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto contempla a realização de apresentações em 14 cidades gaúchas, buscando alcançar diferentes públicos e territórios. A apresentação é gratuita e contará com intérpretes de Libras, tornando o evento acessível a um público mais amplo.

    Idealizada em Passo Fundo, a peça teve sua estreia em 2023 e utiliza a linguagem da palhaçaria feminina para abordar temas como a violência contra a mulher e o machismo. Segundo Dani Dal’Forno, atriz e idealizadora do espetáculo, o tema ressoa de forma significativa, fazendo com que muitas pessoas reflitam sobre aspectos de sua cultura e vivências pessoais que frequentemente não são discutidos. “Há emoção, reconhecimento e acolhimento entre o público”, destaca Dani.

    Até agora, as atrizes já se apresentaram em sete cidades e, após a exibição em Passo Fundo, seguirão para a fronteira, com apresentações marcadas em Porto Xavier na quinta-feira, 15 de outubro, e em Uruguaiana na sexta-feira, 16 de outubro. Para mais informações sobre outros eventos, acesse eventos.

    Share.