O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) promoveu, entre os dias 24 e 28 de novembro, um curso intitulado “Acessibilidade e Inclusão na Justiça Eleitoral”. O treinamento foi direcionado a servidores e servidoras do tribunal, além de magistradas e magistrados, com o objetivo de discutir a importância da inclusão de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida no processo eleitoral.

    O curso ofereceu 40 vagas e teve uma carga horária total de 20 horas. As aulas foram ministradas tanto ao vivo quanto gravadas, utilizando as plataformas Zoom e Moodle, com a coordenação de Patrícia Vieira, chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral do TRE do Ceará.

    Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Escola Judicial de Roraima do Tribunal de Justiça, o curso visou promover uma melhor reflexão sobre os desafios que a Justiça Eleitoral enfrenta na garantia da participação de todos, independentemente de suas condições físicas. As atividades foram baseadas em diretrizes nacionais e internacionais que visam garantir acessibilidade.

    O curso foi dividido em três módulos. O primeiro ocorreu no dia 24, das 9h às 12h, e abordou temas como cidadania, serviço público, histórico dos modelos de deficiência, capacitismo e seus impactos na sociedade.

    O segundo módulo aconteceu no dia 25, também das 9h às 12h, e focou no sistema normativo que assegura os direitos das pessoas com deficiência, além de discutir práticas de inclusão, acessibilidade e a importância do atendimento humanizado na Justiça Eleitoral.

    Por fim, no dia 28, das 8h às 12h, foi realizado o último módulo, que destacou o planejamento de ações futuras para melhorar a acessibilidade nas eleições, assim como formas de fortalecer a inclusão durante todo o processo eleitoral. Esta capacitação é um passo importante para garantir que as eleições sejam mais justas e acessíveis a todos os cidadãos.

    Para mais informações sobre eventos como esse, acesse eventos.

    Share.