Após um século de planejamento e propostas não concretizadas, o Túnel Santos-Guarujá finalmente começa a ser construído. Este projeto não é apenas uma solução para a mobilidade urbana; ele promete trazer benefícios significativos para a saúde pública na região. Com 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros submersos sob o canal do porto, o túnel irá permitir que a viagem entre as duas cidades seja feita em menos de cinco minutos. Isso elimina a dependência das balsas, que costumam demorar até uma hora em dias de muito movimento ou condições climáticas adversas.

    O impacto dessa nova conexão será especialmente importante para hospitais de alta complexidade, como o Hospital Guilherme Álvaro, localizado em Santos. Este hospital é uma referência para diversas cidades do litoral e recebe, diariamente, ambulâncias e pacientes de locais como Bertioga e Guarujá, em busca de tratamentos essenciais. Ana Beatriz Soares, diretora técnica do hospital, destaca que a previsibilidade proporcionada pelo túnel pode fazer a diferença entre a vida e a morte em situações críticas, como emergências obstétricas e oncológicas.

    Benefícios para Pacientes Oncológicos

    Um dos setores que mais ganhará com a obra é a maternidade de alta complexidade. Casos graves que envolvem hipertensão e diabetes gestacional exigem um transporte rápido e seguro. Ana Beatriz enfatiza que, na obstetrícia, cada minuto conta. Hoje, a transferência de uma gestante do Guarujá para Santos depende do tráfego nas balsas ou de um percurso terrestre que pode chegar a quase 50 quilômetros.

    Além de emergências, o túnel promete humanizar o atendimento a pacientes oncológicos. Benjamin Nogueira Júnior, que acompanha a sogra em sessões de quimioterapia, ressalta a importância dessa infraestrutura, afirmando que a redução do tempo de deslocamento para apenas cinco minutos será uma grande ajuda para aqueles que enfrentam doenças graves.

    Integração e Modernização no Transporte

    O Túnel Santos-Guarujá será um projeto inédito no país ao ser multimodal. Isso significa que terá faixas exclusivas para diferentes tipos de transporte, como:

    • Veículos de passeio e ambulâncias.
    • Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
    • Ciclistas e pedestres.

    Além disso, o Governo de São Paulo está modernizando as travessias que usam balsas. O consórcio Acqua Vias SP ficará responsável pela gestão dessas embarcações, com a meta de substituir a frota atual por barcos 100% elétricos. Até que o túnel esteja pronto, essa parceria busca oferecer um serviço mais confortável, com terminais climatizados e banheiros acessíveis para os passageiros.

    Melhoria na Logística do Serviço Público

    O túnel também resolverá problemas operacionais para os profissionais de saúde. Muitos médicos, enfermeiros e técnicos moram de um lado do canal e trabalham do outro, enfrentando diariamente a dificuldade da travessia. Ana Beatriz destaca que a logística eficiente é fundamental para a humanização do atendimento. Ela afirma: “Estamos falando de vidas. Tudo precisa ser integrado: pacientes, profissionais, insumos e equipamentos.”

    A construção do túnel faz parte do plano de infraestrutura do programa “São Paulo na Direção Certa”. Até 2025, espera-se um aumento significativo em cirurgias eletivas e investimentos em Santas Casas através da Tabela SUS Paulista. Com essa nova obra, o estado não apenas pretende quebrar recordes de engenharia, mas também deixar um legado de eficiência que transformará a rotina de quem depende do sistema de saúde na região da Baixada Santista.

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