O Passagem de Commodus no Coliseu
Agora é possível seguir os passos dos imperadores romanos que assistiam aos combates no Coliseu. Pela primeira vez em 2.000 anos, uma passagem secreta que permitia a entrada dos governantes na arena sem ser vista pelo público estará aberta ao público.
Essa passagem, chamada de “Passagem de Commodus”, foi nomeada em homenagem ao imperador que se dizia gladiador e que aparece no filme “Gladiador”. O túnel levava diretamente a uma caixa reservada para os líderes, garantindo sua proteção. Uma parte restaurada dessa passagem será aberta aos visitantes no dia 27 de outubro, marcando um importante passo na preservação desse monumento histórico.
A História da Passagem de Commodus
O Coliseu foi construído em Roma entre 72 e 80 d.C., durante os reinados dos imperadores Vespasiano e seu sucessor, Tito. A passagem foi criada logo depois, no final do primeiro século ou no início do segundo século. Não se sabe exatamente de onde a passagem se originava, mas ela levava a uma área privativa dentro do Coliseu, onde os imperadores assistiam a jogos de gladiadores e outros eventos.
O formato do túnel era semelhante a um “S” e ele era decorado com belos afrescos e acabamentos de mármore. Escavações anteriores na entrada do Coliseu revelaram imagens de caçadas de javalis, lutas de animais e outros espetáculos que aconteciam no anfiteatro.
Redescoberta no início do século 19, essa passagem protegia os imperadores enquanto entravam no Coliseu, tanto dos olhares curiosos do público quanto de possíveis assassinos.
No dia 27 de outubro, a Passagem de Commodus será aberta a turistas pela primeira vez em sua história, oferecendo um vislumbre das vidas secretas da elite de Roma. “Os visitantes agora podem sentir como era ser um imperador entrando na arena”, disse Barbara Nazzaro, arquiteta responsável pela restauração. “Com um pouco de imaginação e a ajuda de uma reconstrução virtual, eles podem apreciar as decorações, estuques, afrescos e mármores que cobriam as paredes.”
Com a ajuda da reconstrução digital, os visitantes poderão vivenciar exatamente o que o imperador Commodus viu ao caminhar pela passagem durante seu reinado.
Quem Foi o Imperador Commodus?
A passagem foi batizada com o nome de Commodus, que governou de 180 d.C. a 192 d.C. Ele era famoso pela sua paixão por jogos de gladiadores e chegou a competir, embora os gladiadores deixassem que ele ganhasse.
Commodus também lutou contra animais na arena e, segundo o historiador romano Cassius Dio, supostamente matou cinco hipopótamos e dois elefantes em dois dias consecutivos, além de rinocerontes e até uma girafa.
Enquanto a passagem foi projetada para proteger Commodus e outros imperadores romanos de tentativas de assassinato, ela não era infalível. Commodus teria sido alvo de uma tentativa de assassinato na própria passagem, mas sobreviveu, apenas para ser assassinado por um lutador chamado Narcissus em 192 d.C.
Essa tentativa de assassinato mal-sucedida, entre várias outras, é muitas vezes apontada como um ponto de virada no reinado de Commodus. O imperador se tornou cada vez mais paranoico, executando aqueles que ele acreditava que estavam contra ele. O legado de Commodus também foi reforçado no filme “Gladiador”, onde ele é interpretado por Joaquin Phoenix.
O trabalho de restauração da passagem, que leva o nome desse famoso imperador, começou em outubro de 2024 e foi concluído recentemente. Um novo caminho e iluminação foram instalados, mas o restante do antigo túnel permanece praticamente como era há quase 2.000 anos.
Ao acompanhar a abertura da Passagem de Commodus, também é interessante conhecer as histórias de 16 gladiadores romanos que se tornaram famosos dentro e fora do Coliseu. Além disso, confira 38 fatos que vão mudar sua percepção sobre a antiga Roma.
