Neste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo realizou o Dia D da Saúde do Homem, como parte da campanha de Novembro Azul. O evento aconteceu em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 13h, visando ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para os homens, mas atendendo também toda a comunidade.

    A secretária de Saúde, Betina Espíndula, explicou que o objetivo da ação era promover uma visão mais ampla sobre a saúde masculina, que muitas vezes é vista apenas em relação ao câncer de próstata. “A saúde dos homens envolve também o controle da pressão arterial, glicose, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e autocuidado”, afirmou.

    A escolha do sábado para a realização da ação teve como intenção facilitar o acesso de trabalhadores que podem ter dificuldade em comparecer durante a semana. “Queremos garantir que todos tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde”, completou Betina. Além dos atendimentos voltados para os homens, também foram oferecidos exames para mulheres, incluindo coletas de citopatológicos para a prevenção do câncer de colo do útero.

    ### Variedade de Atendimentos

    Na Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas, localizada no bairro Canudos, foram atendidos pacientes de diversas idades, desde 20 até mais de 80 anos. Segundo a coordenadora Andreza Silva Vieira, foram realizados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites, além de vacinação e orientações sobre riscos de acidentes domésticos, que frequentemente afetam os homens.

    Durante os atendimentos, a equipe identificou necessidades específicas de alguns pacientes, incluindo um caso de lesão ocular que havia sido ignorado desde uma enchente em maio de 2024. O paciente foi imediatamente encaminhado para um oftalmologista.

    A secretária Betina também aproveitou a ocasião para realizar a sua própria vacinação contra a varicela, um lembrete sobre a importância da imunização.

    ### Busca por Atendimento e Faltas Preocupantes

    O Dia D atraiu muitos moradores que queriam atualizar seus exames e obter orientações. Marcelo Navarro, de 38 anos, decidiu participar após ver a divulgação da campanha. “Tinha alguns exames para fazer e aproveitei o dia”, contou. Já Pedro Batista de Andrade, de 86 anos, se apresentou para um check-up, dizendo: “Resolvi ver se estava tudo certo”.

    Entretanto, o evento também evidenciou um problema: o alto número de faltas. Na unidade do bairro Canudos, entre 8h e 11h30, foram registradas várias ausências, com apenas algumas consultas e atendimentos sendo realizados. Betina alertou que as faltas impactam diretamente a fila de espera, prejudicando aqueles que realmente precisam de atendimento, e ressaltou que agentes de saúde haviam ido às casas para lembrar os pacientes sobre os agendamentos.

    A mobilização demonstrou a necessidade de mais conscientização sobre a importância de cuidar da saúde, especialmente a masculina, e a relevância de comparecer a consultas e exames agendados.

    Share.