O Sistema Unimed é destacado como uma das maiores contribuições globais para o desenvolvimento sustentável e a democratização do acesso à saúde. A organização foi reconhecida na edição 2025 do World Cooperative Monitor (WCM), um relatório internacional que avalia o impacto econômico e social das cooperativas mais importantes do mundo. A Unimed se mantém como a maior cooperativa de saúde do planeta.

    O relatório, elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com suporte do Instituto Europeu de Pesquisa sobre Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse), apresenta um ranking das 300 principais cooperativas mundiais, classificando-as por setor econômico e fornecendo dados sobre a geração de empregos.

    Neste ano, o estudo foi lançado em meio às celebrações do Ano Internacional das Cooperativas, sublinhando a importância do modelo cooperativista como impulsionador de inovação, inclusão e prosperidade para todos. A edição também traz entrevistas com líderes do Cooperatives and Mutuals Leadership Circle (CM50), que discutem o futuro do setor e o papel das cooperativas em promover uma economia mais colaborativa e humana.

    O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, destacou que esse reconhecimento é um motivo de orgulho para todos os integrantes do Sistema Unimed. Ele ressaltou que esse resultado reflete um modelo que prioriza o cuidado nas decisões, demonstrando, ao longo de mais de 50 anos, que é possível alinhar eficiência com um forte propósito e um impacto social positivo.

    Atualmente, o Sistema Unimed conta com mais de 20 milhões de clientes, 116 mil médicos cooperados e 338 cooperativas, consolidando-se como o maior sistema cooperativista de saúde do mundo e um dos principais atores no setor de assistência à saúde no país.

    Share.