A Prefeitura de Manaus começou uma nova edição do projeto “Fiscal Mirim” na terça-feira, 5 de agosto. Esta iniciativa, promovida pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai levar conhecimentos a alunos das escolas públicas sobre segurança sanitária e prevenção de riscos à saúde.

    Maria do Carmo Leão, diretora da Visa Manaus, destaca que essa ação acontece anualmente, especialmente em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto. Durante o projeto, a Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) realiza uma aula especial para os alunos, seguida por uma atividade prática em supermercados da cidade. Assim, os estudantes têm a oportunidade de atuar como fiscais de alimentos, aprendendo sobre boas práticas de higiene e manipulação.

    Neste ano, o projeto abrange quatro escolas em diferentes zonas de Manaus. Na terça-feira, as escolas municipais Izabel Angarita, da zona Sul, e Maria Rufina de Almeida, da zona Oeste, receberam as aulas. Na quarta-feira, 6, será a vez dos alunos das escolas Elizabeth Beltrão, na zona Norte, e Governador Danilo de Matos Areosa, na zona Leste.

    Durante as aulas, os alunos aprendem a identificar carnes, peixes, frutas e laticínios em boas condições para consumo, bem como as formas corretas de armazená-los em casa. A equipe da Visa Manaus também enfatiza a importância da higiene constante das mãos e dos objetos que entram em contato com os alimentos. O gerente da Gevali, Ricardo Celestino, ressalta que a educação sobre cuidados preventivos é essencial para evitar contaminações e intoxicações alimentares, que podem ter consequências graves, até fatais.

    Após as aulas, a experiência prática dos alunos está marcada para sexta-feira, 8 de agosto. Quatro supermercados em cada uma das zonas atendidas participarão dessa atividade, onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento adquirido.

    A população também tem um papel importante na fiscalização. Irregularidades relacionadas a produtos e serviços podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, que está disponível pelo telefone (92) 98842-8481, de 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com, que está disponível a qualquer hora.

    Para mais informações sobre eventos relacionados a essa e outras iniciativas, você pode visitar nossos eventos.

    Share.