Voos na pandemia: o que preciso saber?

voos-na-pandemia-o-que-preciso-saber

Está pensando em viajar na pandemia, mas não sabe os seus direitos? Saiba mais sobre isso!

A pandemia pegou a todos de surpresa. O vírus se espalhou rapidamente pelo mundo e acabou deixando muitas pessoas profundamente doentes. No entanto, com o passar dos meses, a situação melhorou em alguns países e a vacina surgiu. Por isso, fica uma dúvida: os voos na pandemia são seguros?

Muitas pessoas precisam voltar para a sua cidade natal, seja para ver parentes ou retomar o trabalho. Por um período, muitas fronteiras estiveram fechadas, o que ocasionou grandes problemas para a população. Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre viajar durante a pandemia.

É possível viajar na pandemia?

Os voos na pandemia são uma grande questão para muitos brasileiros. Será que é possível embarcar? É mesmo seguro? As companhias aéreas realmente garantem a higienização do local de maneira adequada? Ainda com tantos questionamentos, há quem realmente precise pegar o avião para ir até outras terras, seja por questões pessoais ou profissionais.

De acordo com as indicações oferecidas pelo Ministério da Saúde, o ideal é evitar as viagens, principalmente as internacionais, durante a pandemia. Além de os passageiros terem que ficar em um local fechado por algumas horas, ainda há o risco de chegar a um país com alto índice de contaminação.

Mesmo que a vacinação já tenha começado em muitos lugares, os voos na pandemia podem não se mostrar uma boa opção. Há companhias aéreas que estão, inclusive, reduzindo os preços para quem desejar viajar no final do ano, quando toda essa situação for amenizada e todos estiverem devidamente seguros.

Muitas pessoas também perguntam se um idoso pode embarcar em um momento como esse. Por fazer parte do grupo de risco, essa situação se tornar um pouco mais complexa. Geralmente o sistema imunológico já está mais fraco e, mesmo com a vacina, ainda pode haver algum risco de contaminação.

De uma maneira geral, os voos na pandemia devem ser evitados sempre que possível, a fim de garantir a saúde de todos os passageiros e, também, das pessoas que irão recebê-los no outro destino. Neste momento, é importante pesar as consequências de viagens.

O que fazer caso eu precise embarcar na pandemia

Ainda que os avisos sejam para não embarcar em voos na pandemia, há quem realmente precise sair do país ou se locomover de uma cidade para outra. Em casos assim, é necessário que o cuidado seja redobrado, principalmente para garantir a sua saúde e a das pessoas que estão à sua volta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais cuidados ao viajar durante esse período estão diretamente ligados com a higienização frequente das mãos (utilizando sabão e água), álcool em gel, evitar contato com olhos, bocas e nariz em locais públicos e sem a devida higienização das mãos, usar máscara de proteção facial sempre e, principalmente, manter o distanciamento social para evitar grandes contaminações.

Outro ponto muito importante para quem irá pegar voos na pandemia é evitar o compartilhamento de qualquer utensílio pessoal. Não ofereça garfos, canudos, toalhas, copos ou qualquer outro objeto que será utilizado depois por você. Dessa maneira, será possível evitar a contaminação e, consequentemente, preservar a sua saúde.

Uma das principais formas de contaminação desse tipo de vírus é a conversa frente a frente. Muitas pessoas, que não estão usando máscara, podem expelir centenas de gotículas em um único diálogo. Qualquer contato da saliva contaminada com o seu organismo pode ser fatal e, consequentemente, causará uma contaminação. Evite sair de casa sem máscara.

Também é possível ser contaminado por meio de lugares fechados, ainda mais se você levar as suas mãos à superfícies como balcões, cadeiras, portas, maçanetas e torneiras. Tudo só fica pior se o indivíduo levar as mãos aos olhos ou à boca. A contaminação é quase certa e ninguém deseja ter os sintomas que a COVID apresenta.

Voos na pandemia: para onde ir?

Assim como já comentado anteriormente, os voos na pandemia não são nada adequados, principalmente por causa da facilidade de contaminação entre os passageiros e, até mesmo, os funcionários da companhia aérea. Sendo assim, não há nenhum lugar seguro no mundo, ainda, para que você possa viajar.

O ideal é respeitar a quarentena e ter paciência até que ela acabe e a maior parte da população esteja vacinada. Dessa maneira, você poderá proteger os seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Quanto mais tempo passarmos em casa, tomando os devidos cuidados, mais rápido tudo isso terá um fim.

No entanto, se você realmente precisa viajar, o ideal é que busque locais com pouca aglomeração. Sempre escolha rotas de carro dentro do país ou destinos staycation. Além disso, ainda é possível planejar algumas viagens para o ano de 2021 e para as férias que virão logo após a quarentena, visto que muitas companhias aéreas já estão separando os pacotes de viagem.

Ainda que os voos na pandemia estejam restritos no momento, se for uma questão de necessidade, lembre-se de adotar todos os protocolos de segurança anteriormente mencionados. Além de proteger a sua própria saúde, você poderá evitar a contaminação de qualquer pessoa que esteja ao seu redor.

O ar do avião é limpo?

Muitas pessoas têm perguntado acerca da pureza do ar dentro do avião. Por ser um ambiente fechado, onde nem todas as pessoas respeitam as regras de proteção e higienização, é necessário ter um cuidado redobrado. Mesmo que os funcionários da companhia façam o alerta, sempre há quem queira burlar as regras.

De certo modo, é possível dizer que, em voos na pandemia, o ar pode ser considerado tão limpo quanto aquele que você poderia respirar dentro da sua casa. Ainda que não seja tão puro quanto aquele da natureza, ele se assemelha ao encontrado em cinemas, cafés e supermercados.

Sabendo disso, você pode respeitar todas as regras de proteção para evitar que seja contaminado ou que qualquer outra pessoa ao seu redor também seja. Leve, em sua bagagem de mão, um frasquinho de álcool em gel.

Voos na pandemia: quais máscaras são aceitas?

Sabendo da importância do uso de máscaras durante a pandemia, principalmente em voos, você saberia dizer quais modelos são aceitos dentro do avião? É preciso dizer que as regras para o tipo de máscara variam de acordo com as companhias aéreas, sendo necessário consultar seu regulamento.

Dentro dos voos na pandemia de companhias aéreas do Brasil, máscaras com válvula não são mais aceitas. No entanto, não há qualquer restrição para outros modelos. Certifique-se, apenas, de que o item esteja bem adequado ao seu rosto por inteiro.

Voos cancelados devido a pandemia?

Infelizmente isso tem acontecido com bastante frequência, não somente com voos cancelados, mas também com atrasos de mais de 4 horas em escalas ou até mesmo no momento do check in.

Caso você tenha algum tipo de problema semelhante, saiba que a ResolVoo pode te ajudar a resolver de forma rápida e prática. Desde voos cancelados até bagagens extraviadas, temos especialistas para atendê-lo online e de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe!