O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. O parlamentar fez um balanço de sua trajetória no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis para o setor.

    Júlio Cesar está no terceiro mandato. Ele começou a trajetória em Brasília em 2012 como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. O parlamentar disse que suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte, além de atuar na área social e na defesa dos idosos.

    O deputado contou que, ao assumir a secretaria, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais. Segundo ele, o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformado em lei, passou de cem para mais de 5 mil atletas atendidos por ano. Ele também mencionou a ampliação do Bolsa Atleta para a categoria Paralímpica.

    Júlio Cesar lembrou a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte local, que ficou quatro anos parada e foi regulamentada em 2023, quando ele assumiu novamente a Secretaria de Esporte. O deputado citou o atleta Caio Bonfim como exemplo de investimento que resultou em medalha olímpica e título mundial.

    Sobre os Centros Olímpicos, ele disse que eram três e hoje são 12, com o 13º em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão foi criado para formar atletas de alto rendimento, com treinadores especializados. O deputado afirmou que, dos oito deputados federais da bancada do DF, somente ele atua prioritariamente com essa bandeira.

    Júlio Cesar destacou a aprovação de um projeto de sua autoria que torna a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene. Ele também foi relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado.

    O parlamentar criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso Nacional. Ele citou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a matéria foi aprovada pela maioria no Congresso e deveria ser cumprida. Ele defendeu a autonomia legislativa e disse que o Judiciário precisa recuar nas interferências.

    Sobre o cenário eleitoral de 2026, Júlio Cesar disse que o Republicanos projeta eleger dois ou três deputados federais no DF. Ele afirmou que o partido é de centro-direita e que ele se posiciona à direita. O deputado também comentou a convocação de Neymar para a Seleção, dizendo que a presença do jogador é importante para a união do elenco.

    Share.
    Nilson Tales

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.