A Titan Capital, holding ligada a Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, foi liquidada nas Ilhas Cayman. A empresa, que tinha sede fiscal no paraíso fiscal e era conhecida como a “holding ostentação” por causa de suas instalações de luxo, foi fechada em decisão da Suprema Corte local. O tribunal nomeou três liquidantes da empresa de auditoria Grant Thornton Specialist Services para conduzir o processo. Procurada, a defesa de Vorcaro afirmou que não se manifestaria sobre o caso.

    O anúncio da liquidação foi publicado na sexta-feira, 7, e convidou os credores a “habilitar seus créditos ou pretensões e a comprovar qualquer direito de que sejam titulares”. A medida ocorre depois que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal identificaram o uso da Titan em um esquema de esvaziamento patrimonial e lavagem de dinheiro envolvendo o Banco Master. Segundo o Coaf, foram feitas transferências de R$ 700 milhões por meio de cotas de fundos de investimento do banco para a holding, entre janeiro e julho de 2025.

    Com a liquidação, os antigos diretores e donos da Titan perdem qualquer acesso e a propriedade de contas e patrimônios. Os bens da holding já estavam bloqueados no Brasil desde março, por determinação do Banco Central. Um mês depois do bloqueio, no entanto, uma “nova Titan Capital” foi criada no Reino Unido. A liquidação em Cayman, porém, tem alcance global e se estende a outros paraísos fiscais, por meio de acordos de cooperação jurídica internacional.

    A Titan era usada para concentrar os investimentos de Vorcaro, que foi preso pela segunda vez em março. A holding ocupava os dois andares mais altos de um dos prédios mais conhecidos da Faria Lima, em São Paulo, o chamado “prédio da baleia”. O espaço tinha 4 mil metros quadrados, divididos em duas lajes, e contava com um elevador privativo que ligava o escritório diretamente ao heliponto do edifício.

    Share.
    Nilson Tales

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.

    Ver todo o conteúdo