O Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 2,37% em março, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, 29. Em fevereiro, o índice havia caído 0,16%, taxa revisada de uma queda inicial de 0,25%.
O IPP mede a variação dos preços de produtos na saída da fábrica, sem incluir impostos e fretes. O indicador abrange a indústria extrativa e 23 setores da indústria de transformação.
No acumulado do ano, o IPP das indústrias de transformação e extrativa registra alta de 2,53%. Em 12 meses, a queda é de 1,54%.
A indústria extrativa teve avanço de 18,65% em março, depois de cair 0,61% em fevereiro. Já a indústria de transformação subiu 1,63% no mês, ante redução de 0,14% no mês anterior.
Os bens de capital ficaram 0,18% mais baratos em março, após queda de 1,32% em fevereiro. Os bens intermediários subiram 3,75%, contra recuo de 0,24% no mês passado.
Os bens de consumo tiveram alta de 0,95% em março, depois de subirem 0,18% em fevereiro. Dentro desse grupo, os bens duráveis caíram 0,24%, ante recuo de 0,14% no mês anterior. Os bens semiduráveis e não duráveis subiram 1,19%, após alta de 0,25% em fevereiro.

