Taylor Swift registrou a própria voz e imagem como marcas nos Estados Unidos para reforçar a proteção legal contra usos indevidos gerados por inteligência artificial. A informação foi divulgada pela Variety.

    Foram feitos três pedidos ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO). Dois deles são de marcas sonoras ligadas à voz da cantora, com as frases “Hey, it’s Taylor Swift” e “Hey, it’s Taylor”. O terceiro pedido é de uma fotografia específica de Swift em apresentação no palco.

    No início de 2024, o ator Matthew McConaughey também patenteou elementos da própria identidade. Ele registrou o bordão “Alright, alright, alright!”, do filme “Jovens, Loucos e Rebeldes” (1993), além de outros fragmentos de áudio e vídeo.

    O sistema de marcas registradas não foi criado originalmente para esse tipo de proteção. Mesmo assim, a estratégia ganhou força nos últimos anos com o aumento de deepfakes e do uso não autorizado de imagens de celebridades.

    Em 2024, Taylor Swift comentou preocupações sobre desinformação feita com IA. Na ocasião, conteúdos falsos com a imagem dela circularam no site da campanha de Donald Trump.

    Share.
    Nilson Tales

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.