O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma publicação na rede social Truth Social nesta terça-feira, 21, que o Irã violou o cessar-fogo acordado entre os países em várias ocasiões. Ele não deu detalhes sobre essas alegações.
A declaração foi feita no momento em que há expectativa para uma nova fase de negociações entre os governos de Washington e Teerã. Os dialogos, que serão intermediados pelo Paquistão, têm como objetivo encontrar uma saída para o conflito no Oriente Médio, que já dura sete semanas.
Na segunda-feira, 20, Trump já havia informado que a delegação norte-americana, chefiada pelo vice-presidente JD Vance, viajaria para a capital paquistanesa, Islamabad, ainda na terça-feira.
Conforme relatado pelo jornal The New York Times, a parte iraniana terá a presença do presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf. Ele é quem lidera as conversas pelo lado iraniano e é considerado uma figura política de grande influência no país.
O atual cessar-fogo, que tem duração de duas semanas, segue oficialmente em vigor. No entanto, seu prazo de validade está marcado para terminar na noite de quarta-feira, de acordo com o fuso horário de Washington.
A situação mantém a atenção internacional voltada para a evolução dos contatos diplomáticos. O envolvimento do Paquistão como mediador representa uma tentativa de destravar as conversas e evitar uma retomada dos confrontos em maior escala após o período de trégua.
A expectativa é que as reuniões em Islamabad possam tratar dos termos para um acordo mais duradouro. A guerra, que já causou impactos significativos na região, tem suas negociações acompanhadas de perto por outras nações, devido aos seus desdobramentos geopolíticos e à instabilidade que gera.

